X

Resolução sobre eleições na Bahia 2022

Data de publicação: 11/03/2022

A Resolução da Executiva Estadual sobre as eleições 2022 foi aprovada nesta sexta-feira, 11, durante reunião que deliberou pela pré-candidatura de Jerônimo Rodrigues ao Governo do Estado.

Leia, abaixo, a Resolução completa: 

1 – A eleição de 2022 apresenta ao Partido dos Trabalhadores um grande desafio de reconstrução da democracia e do Brasil. Essas eleições têm no centro de sua pauta questões nacionais marcadamente econômicas como o preço dos produtos, sobretudo da gasolina que chega a quase R$10/lt, o aumento do desemprego, a desconstituição dos direitos sociais e trabalhistas, ampliação das desigualdades sociais e a opressão aos setores mais frágeis da sociedade. Além disso, há uma profunda necessidade de recompor a integridade do Brasil perante o mundo. 

2 – Em seus 42 anos, o PT tem oferecido ao Brasil a construção de um projeto popular que garanta a soberania nacional, divisão de riquezas e constituição de políticas públicas que elevem a qualidade de vida e promovam o desenvolvimento, sobretudo, das pessoas menos favorecidas, enfrentando o histórico de pobreza, miserabilidade e estagnação das classes médias e populares. 

3 – Os governos do Partido dos Trabalhadores provaram que o Brasil tem um imenso potencial como nação e inúmeros ativos econômicos que asseguram ao povo uma perspectiva de vida com mobilidade social, desenvolvimento e inclusão produtiva.

4 – Novamente nos apresentamos para o desafio de governar o país e reconstituir o plano de reparação social e racial  Sempre oferecemos essa oportunidade ao povo e seguiremos trabalhando para que os princípios Democráticos de cuidado social estejam no centro do governo brasileiro.

5 – Uma das principais experiências neste processo de revolução democrática que o PT propõe ao país é a Bahia. Nos últimos 16 anos, promovemos uma revolução, com a democratização do estado, a territorialização do orçamento e a inversão das prioridades de investimento. Fortalecemos todo sistema de proteção social com políticas de saúde, educação e todas as demais de assistência. Garantimos a capacidade fiscal necessária para investir em desenvolvimento econômico, grandes obras de mobilidade, na ampliação das capacidades logísticas e em aportes que asseguram tranquilidade fiscal à gestão pública. 

6 – Nossos governos estabeleceram uma dinâmica para todos os serviços públicos, democratizando o acesso e elaborando planejamento de forma republicana, investindo mais naqueles que mais precisam. Garantiu  a autonomia na execução de obras e uma grande capacidade de captar novos investimentos e recursos para o desenvolvimento do estado e da população. 

7 – Diante da realidade imposta pelo governo de Jair Bolsonaro, nos apresentamos à  sociedade como alternativa política que pretende reconstruir o país, restabelecer nossa dignidade internacional e direitos sociais e trabalhistas e assegurar um projeto de futuro soberano para o brasileiro. Nosso principal ativo neste processo é a capacidade de atender os anseios populares que clamam pelo retorno de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da república.

8 – Neste sentido, desde o seu último congresso, o PT  Bahia, compreendendo o cenário nacional, os desdobramentos no Nordeste e o papel de resistência e projeto de futuro que representa, orienta sua militância no sentido de garantir que a estratégia política do Partido assegure a melhor tática para ampliar a votação de Lula e do PT no Estado;

a) garantir a política de nosso campo, para manter a hegemonia política dos progressistas e ampliar o projeto que conduzimos frente ao Governo, nos deixando a disposição para encabeçar a chapa;

b) ampliar a votação e as cadeiras de nossas bancadas parlamentares, sobretudo a federal;

c) apresentar as diretrizes para a renovação programática de nosso projeto na Bahia e contribuir com esse processo nacionalmente;

9 – Desde o primeiro momento, apresentamos, naturalmente, o nome do companheiro Jaques Wagner para nos representar na chapa majoritária. Iniciamos também um profundo processo de escuta social e renovação dos quadros em nossas frentes de atuação setoriais, sempre junto aos movimentos sociais, ouvindo as produções acadêmicas, atentos às novas questões postas para a gestão pública para renovar e ampliar nosso roteiro programático. Consideramos também que temos, neste momento, outros dois ativos excepcionais para esse processo. O primeiro deles é o reconhecimento do baiano ao presidente Lula, expresso em todas as pesquisas no estado, que estão sempre acima da tendência nacional. O segundo é o reconhecimento popular ao governador Rui Costa que tem alto índice de  aprovação e tem exercido plenamente sua dimensão de gestor e político, abrindo novas possibilidades de movimentação no xadrez eleitoral, sempre disposto a debater as posições dos aliados e o melhor desenho a ser montado para as eleições.

10 – No entanto, nunca nos furtamos a debater e considerar outros elementos deste cenário como a premissa do respeito e a legitimidade dos pleitos de nossos aliados políticos, bem como a equação muito anunciada por  Wagner de que a renovação programática também deve vir com a renovação representativa.

11 – Assim, neste momento de preparação para as eleições, o PT Bahia agradece ao companheiro Wagner pela hombridade e tranquilidade com que nos conduziu até aqui, e acolhe com muito respeito e deferência sua decisão de não participar do pleito com seu nome na cabeça da chapa ou na urna, e apresenta ao conjunto do partido, após  profunda jornada de escuta e leitura de cenários, a opinião de nos mantermos no pleito com a  cabeça da chapa. Para tal, oferecemos um novo nome que represente o substrato dessas questões e simbolize um avanço na democratização da Bahia. 

12 – Assim, considerando os elementos de nossa renovação programática, da expectativa popular e do avanço de nosso projeto no Brasil e na Bahia, considerando nosso legado de políticas sociais, dos dilemas, da inclusão produtiva no universo agrário e da pauta política supracitada, indicamos de forma consensual nesta executiva, subscrita consensualmente por nossos parlamentares, o nome do companheiro Jerônimo Rodrigues para ser o próximo governador da BAHIA. 

13 – Nascido no município de Aiquara, Jerônimo Rodrigues deu segmento aos seus estudos em Jequié, formou-se engenheiro agrônomo em Cruz das Almas e tem atuação nos movimentos sociais, organizações da sociedade civil e governo. Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), desde 1995, atuou nos cursos de Ciências Econômicas, Direito, Administração, Ciências Contábeis e Geografia. Especialista em Desenvolvimento Territorial e Mestre, na pós-graduação, suas atividades são voltadas para disciplinas como Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade, Mercado de Capitais e Metodologia do Ensino Científico. Na gestão federal, foi secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável nos Governos de Lula e Dilma. Na Bahia, foi assessor especial da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, e de Secretaria de Planejamento e,em 2014, coordenou a montagem do Programa de Governo Participativo e em 2018 coordenou novamente o Programa e a campanha de reeleição do Governador Rui Costa. Foi Secretário de Desenvolvimento Rural. Um quadro político e técnico altamente competente e experimentado, atualmente o companheiro Jerônimo conduz a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, executando o maior investimento em infraestrutura educacional já feito na história do Estado e, garantindo através de vários programas de transferência de renda o acesso e a permanência dos estudantes mais carentes na rede pública de educação. É na garantia de futuro para as gerações que reconhecemos o trabalho deste companheiro.

14 – Além de seus atributos profissionais, a leveza de sua personalidade e sua trajetória militante contribui para a unidade política de nosso campo nos dando a tranquilidade de realizar uma eleição com alto nível de debate e com profundos compromissos com a Bahia que seguirá crescendo. 

15 – Apresentaremos ao conjunto de partidos e a agentes políticos de nossa base a nossa tática eleitoral de enfrentar esta eleição de pauta nacional de forma altiva e perseverante, ouvindo a população que clama pela transformação no Brasil e indica a continuidade do nosso projeto  na Bahia. Faremos uma campanha lado a lado com Lula, realizando amplo debate com a sociedade baiana sobre o amanhã que queremos para a Bahia e o Brasil. Acreditamos em nossa vitória porque temos segurança em nossa trajetória, no nosso legado e no futuro que vamos construir com o povo.

Salvador, 11 de março de 2022
Executiva Estadual do PT Bahia

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT