X

Vereadora Viviane repudia transfobia de vereador bolsonarista de Vitória da Conquista

Data de publicação: 15/03/2023

Na sessão da Câmara Municipal de Vitória da Conquista nesta quarta-feira, 15, a vereadora Viviane Sampaio (PT) ressaltou que março é o mês de luta das mulheres e lembrou que a Casa realizou no último dia 8 uma sessão solene para homenagear o Dia Internacional da Mulher.

Mas, a fala da parlamentar foi para lamentar a postagem em rede social do vereador bolsonarista Ivan Cordeiro (PTB) que retrata a luta entre duas mulheres, sendo uma delas mulher trans, como uma alusão ao “futuro feminino”, relacionando à fala transfóbica feita pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) na Câmara dos Deputados no Dia da Mulher.
“Será que desenhando vão entender melhor? ‘Mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres’”, postou o petebista em seu perfil, na segunda-feira, dia 13.

A vereadora petista repudiou o conteúdo considerando-o transfóbico. “Isso ficou muito ridículo para um representante do povo”, declarou. Viviane ressaltou que o cargo de vereador não dá direito de “destilar ódio, intolerância, racismo e preconceito”. A edil se definiu como mulher hétero, evangélica, branca e frisou que isso não a autoriza a cometer crime contra a população LGBTQIAP+, de intolerância religiosa ou de racismo. “Nós temos responsabilidade quando representamos o povo, somos eleitos pela população”, disse.

Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulheres, Viviane condenou a postagem e afirmou que em 2022, com a eleição do presidente Lula, a população enterrou o projeto de ódio e intolerância ao eleger um novo presidente que representa um projeto de amor, tolerância e esperança.

Ela ainda lembrou que as mulheres são vítimas diariamente do machismo e aponta que postagens como a do colega e de outros parlamentares do país fazem parte do contexto que levou o Brasil a ocupar a quinta colocação no ranking de feminicídio. Além disso, Viviane frisou que pessoas trans são vítimas de violência, tendo uma expectativa de vida de apenas 35 anos diante dos 76 anos da população em geral.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT