X

Solla homenageia 70 anos da Petrobras com Sessão Solene na Câmara, na segunda (2)

Data de publicação: 01/10/2023

A Petrobras será homenageada com uma Sessão Solene convocada pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA) para celebrar os 70 anos da estatal, em uma cerimônia a partir das 9h da próxima segunda-feira (2), no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

“É um momento de celebrar a resiliência da Petrobras, uma empresa importantíssima do ponto de vista da soberania nacional no setor energético, que, nestes 70 anos, se mostrou não apenas sustentável quanto resistente a todas as tentativas de desmonte da empresa”, diz Solla.

Aberta ao público geral, a solenidade já tem as presenças confirmadas do diretor-executivo de Processos Industriais da Petrobras, William Silva, do presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, e do coordenador-geral da FUP (Federação Única dos Petroleiros), Deyvid Bacelar.

Na sessão, será relembrado o histórico da petrolífera, desde sua criação, em 1953, com o movimento “O Petróleo é Nosso”, até as mais recentes iniciativas para impulsionar a companhia por meio de investimentos previstos pela atual gestão federal.

Solla lembra que foi na Bahia que nasceu o embrião da Petrobras, antes mesmo da criação oficial da companhia, a partir da descoberta de um poço de petróleo pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, em 1939, no bairro do Lobato, subúrbio da capital baiana.

Desde o início, continua o deputado, inúmeras foram as tentativas de entregar o controle da prospecção, refino e distribuição do combustível fóssil ao capital estrangeiro, o que deu origem à polêmica campanha “O Petróleo é Nosso”, que dividiu o país de 1947 a 1953.

“Felizmente, uma parte do campo político conseguiu, junto com os trabalhadores da Petrobras, evitar a venda por completo da Petrobras. Agora, lutamos para que o governo Lula recompre as refinarias que foram entregues pela administração passada”, conclui Solla.

A sessão terá transmissão ao vivo em rede aberta, para todo o Brasil, pela TV Câmara, e também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube, que pode ser acessado por meio do link https://www.youtube.com/@CamaradosDeputadosoficial.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT