X

Secretaria de Combate ao Racismo faz encontro estadual do PGP Igualdade Racial de Jerônimo 

Data de publicação: 03/06/2022

A Secretaria de Combate ao Racismo do PT Bahia (SCRPTBa) realizou nesta quarta-feira (1º) encontro estadual de sistematização das propostas de políticas públicas de enfretamento ao racismo e promoção da igualdade racial do Programa de Governo Participativo de Jerônimo Rodrigues (PT Bahia). O debate foi a culminância de um conjunto de atividades que debateram o tema em todo o estado.

Durantes os encontros, foi feita uma avaliação dos avanços dos 15 anos de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Governo do Estado da Bahia e apresentadas proposições que irão compor as diretrizes do programa de governo de Jerônimo. As propostas foram apresentadas, via formulário, pelos movimentos negros e sociais e oriundas de encontros territoriais.

O PGP da Igualdade Racial irá realizar ato político para a entrega das propostas a Jerônimo Rodrigues. Entre elas, se destacam o fortalecimento do Sistema de Promoção da Igualdade; implementação do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa; política para Povos e Comunidades Tradicionais; educação para as Relações Étnico Raciais; preservação da cultura negra; elaboração de Plano Estadual de Combate à Violência contra a Juventude Negra; combate às doenças que acometem à população negra; incentivo ao empreendedorismo e geração de trabalho, emprego e renda, e política de combate ao racismo ambiental.

Segundo Cassi Coutinho, da Coordenação do PGP Igualdade Racial/ Coletivo de Combate ao Racismo do PT Bahia, as propostas reúnem o que o povo negro da Bahia quer. “Trabalhamos para a garantir a participação coletiva dos diversos grupos da Bahia, ampliando os debates e reunindo as avaliações e propostas. Agora vamos apresentar ao nosso candidato, visando um programa de governo preparado e unido para o enfrentamento ao racismo e no avanço da igualdade racial”, disse Cassi.

Os debates foram organizados pela SCRPTBa, em parceria com Secretaria de Promoção de Igualdade Racial da Bahia (Sepromi), da Secretaria de Combate ao Racismo do PC do B da Bahia, do núcleo de políticas negras do MDB Bahia Afro, e diversos movimentos negros e sociais do estado.

Para o secretário de Combate ao Racismo do PT Bahia, Ademário Costa, os debates fortaleceram a luta antirracial na Bahia. “Foi uma rodada importante de conversas, avaliação e construção para o próximo governo, fortalecendo a luta antirracial, melhorando o que deu certo e promovendo novas ações. O PGP Igualdade Racial do Programa de Governo de Jerônimo Rodrigues vai propor uma ampliação das conquistas já consolidadas e novas ações”, declarou Ademário.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT