X

Secretaria de Combate ao Racismo do PT/Ba repudia loja que vende peças de negros acorrentados

Data de publicação: 14/02/2022

A Secretaria de Combate ao Racismo do PT-Bahia repudia veemente loja no Aeroporto de Salvador que comercializa artefatos de cerâmicas com imagem de pessoas negras escravizadas, sob a justificativa “de retratar a história do País”. Segundo a Secretaria, a confecção e venda de produtos que retratam a escravidão só revelam o racismo social estrutural na maior capital negra do Brasil.

“Essas peças só deixam nítido como o racismo está enraizado e naturalizado na sociedade brasileira, especialmente a baiana e a soteropolitana, pois a dona do estabelecimento nem reconhece o fato como um ato racista. Não superamos a mentalidade escravocrata e ainda há muito chão pela frente para desconstruir o racismo nas estruturas sociais, algo que tem sido reforçado em tempos de fascismo e de aumento do ódio em relação ao diferente. Não vamos calar”, declarou Ademário Costa, secretário de Combate ao Racismo do PT/Ba.

A Secretaria também repudia outros ataques racistas acontecidos já nas primeiras semanas de fevereiro deste ano, como o assassinato do congolês Moïse Kabamgabe, espancado cruelmente até a morte por vários homens, depois de cobrar o pagamento pelos dias trabalhados no quiosque onde era atendente, na Praia da Barra, no Rio de Janeiro; as ofensas racistas sofridas pelo atacante Gabriel Barbosa, do Flamengo, reiterando o racismo presente no futebol brasileiro; e a prisão injusta do jovem negro, no Rio de Janeiro, Yago Corrêa de Souza, de 21 anos, que saiu para comprar pão.

“Uma das formas mais eficazes de combater o racismo é dando visibilidade aos casos. Foi assim que, em 2021, as discussões sobre raça se ampliaram no Brasil com foco no combate à discriminação racial de forma efetiva. Portanto, o nosso papel é mostrar onde o racismo está, como ele ocorre e propor uma nova visão e comportamento sociais antirracistas, e isso é uma construção cotidiana”, afirmou o secretário, Ademário Costa.

Secretaria de Combate ao Racismo PT/Ba – A Secretaria de Combate ao Racismo do PT/Ba é responsável pela organização e a atuação do partido na luta contra o racismo e pela justiça racial nos municípios da Bahia, contribuindo para formação dos militantes e promovendo visibilidade à lutas de raça, de gênero e classe. Atua também para a articulação de negros e negras do PT, a representação étnica nos espaços de poder e na formulação de políticas do PT no combate ao racismo.

Sob nova gestão, a Secretaria trabalha em três frentes de atuação: formular e consolidar políticas públicas de combate ao racismo que superem os programas anteriores do PT; promover a interiorização das ações de combate ao racismo nos territórios e municípios; e transformar a política de combate ao racismo do PT em uma pauta de debate social, promovendo mobilizações e formações.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT