X

SCRPTBA apoia campanha de financiamento para produção do filme SPD 190 anos

Data de publicação: 31/05/2022

A Secretaria de Combate ao Racismo do PTBA está apoiando a campanha de financiamento para a produção do filme documentário SPD 190 anos, que vai relatar a história da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), a mais antiga associação civil negra das Américas. A arrecadação vai até 3 de junho. Os interessados podem participar doando pelo PIX: spdesvalidos@yahoo.com.br.

Os recursos serão utilizados nas etapas de pré-produção (de junho a julho de 2022), produção (de julho a agosto) e pós-produção (de setembro a novembro). Também estão sendo realizados eventos para a captação de recursos, como sarau, almoço de apoio, jantar de adesão, e outros.

A SPD foi criada em 1832, em Salvador, por um grupo de homens negros para ajudar famílias negras em situações de extrema vulnerabilidade oriunda do regime escravocrata. A entidade desempenhou importante papel na garantia da sobrevivência de trabalhadores e trabalhadoras, negros e negras, atuando como caixa de empréstimos e penhores, comprando cartas de alforria, apoiando na doença, na invalidez, na velhice e na garantia de um funeral digno.

O filme será dirigido por Antonio Olavo, conceituado cineasta e pesquisador baiano, com 47 anos de experiência, especialmente, com temas ligados a valorização da memória negra. “Esse filme é de extrema importância para os dias atuais, pois mostra uma entidade que atuou de forma interrupta nestes 190 anos contribuindo com os trabalhadores/as negros. Nada mais justo registrar essa história do povo negro”, destacou Olavo.

O cineasta também ressaltou a necessidade de promover e valorizar a memória negra. O Brasil não pode ter só as memórias do povo branco, da elite, que está nos palácios, ruas, museus, estradas, mas temos a encantadora história do povo negro, que precisa ser reconhecida no Brasil, especialmente na Bahia, estado predominantemente negro”, disse Olavo.

“A SPD tem um legado de resistência e valorização da força do povo negro contra a escravidão e todo regime opressor e, por isso, precisamos eternizar essa atuação revolucionária e cidadã. Convido a todas e todos que participem desta campanha de promoção da memória negra na Bahia e no Brasil”, declarou Ademário Costa, secretário de Combate ao Racismo do PT Bahia.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT