X

“PT defende que grupo de Jerônimo vá para as eleições o mais unificado possível em todas as cidades”, diz Éden

Data de publicação: 23/05/2023

Presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares afirmou que a legenda defende que a unidade do grupo liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues prevaleça nas eleições em todos os municípios baianos em 2024. A declaração foi dada nesta segunda-feira, 22, em entrevista do dirigente estadual ao programa Fora do Plenário, da Rádio Salvador FM. Éden destacou ainda que todo o processo eleitoral do grupo no próximo ano deve ser conduzido pelo governador da Bahia.

“A postura do PT, o que a gente tem acumulado internamente e vamos levar para o Conselho Político, é garantir a condução do governador Jerônimo. É ele que vai dar o ritmo. Segundo que nós diremos para essa mesa de negociação como uma tarefa elementar, fundamental: que é que o grupo de Jerônimo vá para as eleições o mais unificado possível em todas as cidades. Por experiência de 2016 e 2020, nós do PT temos uma posição, uma opinião que a gente está apresentando dentro da Federação Brasil da Esperança PT, PcdoB e PV e aos partidos: que nós saímos melhor quando nas cidades de dois turnos saímos unificados já no primeiro turno”, afirmou Éden.

O presidente usou como exemplos os pleitos de 2020 em Feira de Santana e Vitória da Conquista, quando o PT e os aliados saíram vitoriosos no primeiro turno. “Feira de Santana, o PT no primeiro turno foi o primeiro colocado com Zé Neto, em Vitória da Conquista, o PT e os aliados no primeiro turno foram os primeiros colocados com Zé Raimundo. Perdemos a eleição no segundo turno, mas a gente saiu bem. Em Salvador, a gente pulverizou as candidaturas e perdemos em primeiro turno. Então, até por experiência da urna a gente tem apresentado essa opinião”, disse.

Éden destacou, no entanto, que essa não é uma imposição às legendas aliadas, mas uma posição do PT para construir consensos. “É claro, os demais partidos podem dizer: olha, não consigo ir no primeiro turno, preciso fortalecer minha chapa de vereadores, eu tenho uma outra tática, às vezes o partido nacionalmente pede pra ter candidatura, enfim. Essa é uma posição inicial nossa para negociar, para acordar, para achar consenso com os demais partidos sob orientação de Jerônimo, insisto”, afirmou o presidente, que falou ainda sobre a reunião do Conselho Político, que deve ser realizada no início de junho para tratar sobre eleições.

“Quem vai conduzir o ritmo e o rumo desse debate é o governador Jerônimo. É dele o tom da conversa entre os aliados. Nós vamos conversar sobre Salvador na primeira rodada e as principais cidades – as 50 maiores cidades – que reúnem quase 65% do eleitorado. Não é que as grandes cidades sejam mais importantes do que as pequenas cidades, é que se for separar as grandes das pequenas, Jerônimo ganhou a eleição nas pequenas cidades”, explicou o presidente do PT Bahia.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT