X

PT Bahia lamenta o falecimento de Wladimir Pomar, militante histórico e ex-secretário do PT

Data de publicação: 09/06/2023

O Partido dos Trabalhadores da Bahia recebeu com grande tristeza a notícia da morte de Wladimir Pomar, militante histórico e ex-secretário do PT que faleceu nesta sexta-feira, 9 de junho. Wladimir completaria 87 anos no dia 14 de julho de 2023. O PT Bahia lamenta profundamente sua partida e se solidariza com seus amigos, companheiros e seus familiares. Ele deixa quatro bisnetos, três bisnetas, sete netos e quatro netas, três filhos e sua esposa Rachel.

Nascido no Pará, Wladimir iniciou sua militância ainda muito jovem. Em 1949, aos 13 anos, se tornou militante do Partido Comunista, e um ano depois integrou o movimento estudantil e o movimento sindical metalúrgico. Lutou contra o golpe militar, viveu na clandestinidade e ficou preso por 15 anos durante a ditadura. Tempos depois de sair da cadeia, se filou ao Partido dos Trabalhadores e passou a ser membro da Executiva Nacional como secretário de formação política a partir de 1984.

No PT, Wladimir também foi um dos coordenadores do Instituto Cajamar, participou da coordenação da campanha de Lula para deputado federal constituinte e, em 1989, foi coordenador geral da campanha Lula presidente. Em 1990, teve fim o seu mandato no Diretório Nacional do partido, mas ele continuou contribuindo com o PT como militante.

Embora não tivesse formação acadêmica, escreveu muitos livros. Entre os temas aos quais se dedicou, o socialismo, a dialética marxista e a história do Brasil e da esquerda brasileira que foram contadas em “Araguaia, o partido e a guerrilha”, “Pedro Pomar: uma vida em vermelho”, “Quase lá, Lula e o susto das elites, “Um mundo a ganhar” e “Brasil, crise internacional e projeto de sociedade”, dentre muitos outros.

Wladimir parte hoje, mas nos deixa como exemplo a sua coragem, determinação e luta por um país mais justo e mais igual para todos.

O seu velório será nesta sexta-feira, 9 de junho, em São Paulo, das 18 às 22 horas.

Wladimir Pomar, presente!

Salvador, 09 de junho
Diretório Estadual do PT Bahia

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT