X

Programa Vacina Bahia é lançado pelo governador Jerônimo Rodrigues em Madre de Deus

Data de publicação: 28/02/2023

O Centro de Referência da Mulher, em Madre de Deus, recebeu a visita do governador Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (28), para o lançamento do Programa Vacina Bahia. O vice-governador Geraldo Júnior e a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, também participaram da apresentação da iniciativa que visa incentivar a imunização no estado e conta com o investimento de R$ 3,7 milhões.

Atualmente, a Bahia tem cobertura vacinal de 73,7% para Poliomielite; 74,1% para Pentavalente; 78,3% da Pneumo 10 e 75% da Tríplice Viral. A meta do Estado é que o índice alcance, no mínimo, 95% do público alvo de cada vacina. Para vencer esta meta, Jerônimo Rodrigues disse que não irá poupar esforços e conta com as autoridades e conselhos de saúde do Estado e dos municípios. “Esse programa de vacina tem duas frentes: os idosos e as crianças. É claro que a vacinação é ambivalente. Teremos responsabilidade com as comunidades tradicionais, com indígenas, com quilombolas e com ribeirinhos. Quem trabalha na área de saúde também tem prioridade, assim como quem está recluso em algum sistema prisional”, declarou o governador.

Crianças de até 1 ano de idade compõem o grupo focal do programa, que tem o objetivo principal de ampliar a cobertura das vacinas Pentavalente, Pneumo 10, Tríplice Viral e contra a Poliomielite. A quinta dose das vacinas bivalentes no combate à Covid-19 também já está sendo ofertada para idosos acima de 70 anos e para os maiores de 12 anos de idade abrigados em instituições de longa permanência e para o público ribeirinho, indígenas, quilombolas e pessoas imunossuprimidas.

Esforço conjunto

A titular da Saúde, Roberta Santana, explica a estratégia para alcançar todos os públicos na imunização. “Estamos retomando essa pauta importante da nossa gestão, ressignificando a questão da ciência, da vacina, no papel de educar os pais, incluir as pessoas também nas escolas. Além de disponibilizar outros veículos itinerantes, rodando algumas cidades, para que a gente possa se dirigir às pessoas que não possam ir até os postos de vacinação”, pontuou.

O Programa Vacina Bahia inclui ainda ações de imunização em escolas, além de disponibilizar dez veículos para vacinação itinerante, contemplando áreas rurais, povos tradicionais, originários e vulneráveis. A cidade de Madre de Deus foi escolhida para o lançamento do programa porque integra uma lista de dez municípios com até 100 mil habitantes com baixa cobertura vacinal no estado. Para mudar este quadro, o Governo do Estado irá ceder dois profissionais técnicos de enfermagem, com experiência em imunização para estas cidades e outras 33 com situação abaixo da expectativa. Entre as iniciativas para melhorar o quadro vacinal, ainda está a cessão de um computador nas salas de vacina durante os próximos seis meses.

Premiação

Os 20 municípios que obtiverem as melhores coberturas vacinais, atingindo pelo menos 95% de imunizações para a Poliomielite, Pentavalente, Pneumo 10 e Tríplice Viral serão contemplados com dois computadores, doados pelo Estado. Já o selo ‘Município Amigo da Vacina’ será ofertado às cidades que tiverem pelo menos 95% da população imunizada para as mesmas vacinas, até seis meses após o início da campanha.

Imunização

A poliomielite corre risco de reintrodução no país diante de baixas coberturas vacinais, após 30 anos de erradicação da doença, que pode causar paralisia e até mesmo a morte. A maioria das pessoas infectadas não fica doente e não manifesta sintomas, deixando a doença passar despercebida.

Já a vacina pentavalente garante a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenzae tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta. Quem recebe a vacina Pneumo 10 está imune a doenças pulmonares, como pneumonia. Já a vacina Tríplice viral protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT