X

Prefeitura de Carinhanha faz história e entrega Casa da Agricultura Familiar com uma das maiores estruturas do Estado

Data de publicação: 22/02/2022

Uma das maiores estruturas de atendimento aos agricultores familiares do Estado. A Casa da Agricultura Familiar de Carinhanha inaugurada nesta segunda-feira (21) apresentou à população uma estrutura moderna e integrada.

A bandeira da agricultura, principalmente familiar, foi uma das propostas de campanha da prefeita Francisca Alves Ribeiro (Chica do PT), que reafirmou durante a cerimônia de entrega da Casa que a proposta de desenvolver o município foi também um pedido dos trabalhadores durante a construção do PGP (Plano de Governo Participativo), com o objetivo de melhorar a vida do homem e da mulher do campo, que representam mais de 60% da população do município.

A cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira reuniu autoridades e lideranças regionais e do governo da Estado que discursaram, destacando em suas falas a importância do investimento de Carinhanha na área.

No uso da fala a nova secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do município, Ivani Santos, destaca que este é um momento histórico e emocionante. “Estou participando desse projeto e a gente vem pra trabalhar, para realizar um sonho das famílias da agricultura familiar. E fico muito feliz em olhar para todas essas pessoas que vieram abraçar esse projeto”.

“Todas as pessoas, amigos, autoridades, secretário de estado, representantes de Carinhanha e municípios de três territórios que acreditam na força de um projeto de uma mulher, Chica do PT”, disse a secretária.

Ivani, que é engenheira agrônoma e já esteve à frente da Bahiater na região, disse que a proposta do governo municipal de Carinhanha é trabalhar com todas as secretarias de forma coletiva. Atendendo todos os agricultores, pescadores, quilombolas, mulheres e jovens.

Representando o governador Rui Costa, o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Josias Gomes, destacou a importância do município de Carinhanha, priorizar esse investimento, já que “a força da Agricultura Familiar é fundamental para o desenvolvimento da economia”. Ele ressaltou que em Carinhanha 82% das propriedades rurais são da agricultura familiar. E que em municípios com menos de 30 mil habitantes, 90% da sua economia vem da agricultura familiar.

A Prefeita de Carinhanha, Chica do PT, falou de inversão de prioridades. “Hoje é um dia de sonhos. Eu recebi prêmios como a prefeita que melhor alimentou as crianças e as comprou nas mãos dos agricultores familiares. Mesmo antes de ser lei essa compra para a alimentação escolar”.

“Não faço política para agradar nem ‘a’ nem ‘b’ faço política no que eu acredito. Eu priorizo a agricultura porque Carinhanha é agrícola. Não tem como discutir que Carinhanha não é agrícola”.

Para isso, a prefeita frisou a importância da necessidade de criar as condições para desenvolvimento da agricultura familiar. Criar uma equipe técnica capacitada para atender os agricultores, fazer parcerias fortes, com as instituições bancárias como a Caixa Econômica, Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Além disso, destacou a parceria com o Governo do Estado.

No local, atenderão a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, recém-criada, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, reunindo num só lugar os principais serviços que ajudarão no desenvolvimento da agricultura e na qualificação dos agricultores familiares.

Com a Casa da Agricultura em funcionamento, agricultores e agricultoras familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais como quilombolas e pescadores terão um local de referência para apoiar as suas iniciativas produtivas em para melhorar as suas vidas e ajudar a desenvolver economicamente o município de Carinhanha.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT