X

Petistas consideram avanço aprovação do decreto que proíbe o uso de pistolas no Carnaval

Data de publicação: 30/01/2024

A secretária de Mulheres do PT Bahia, Liliane Oliveira, a secretária de Política para as Mulheres do Governo do Estado, Elisângela Araújo, e a vereadora de Salvador Marta Rodrigues, do Partido dos Trabalhadores, comemoraram o Decreto que regulamenta o não uso de pistolas de água no Carnaval, assinado nesta segunda-feira, 29. Para as petistas, o uso das pistolas se configurava como uma prática machista e misógina e a nova legislação representa um avanço na luta contra o machismo.

A secretária de Mulheres do PT Bahia, Liliane Oliveira, afirmou que o decreto, o qual considera uma decisão política do Governo, da SPM, das forças de segurança, do Ministério Público e da Defensoria, termina conjugando os esforços que a Secretaria de Mulheres do PT e do Governo, por meio da SPM, vêm fazendo para transformar a cultura do Carnaval. “Interromper uma cultura machista, violenta, que nos coloca em risco. A proibição dos artefatos no Carnaval possibilita a sensação de um Carnaval mais seguro, de saber que não vamos ser constrangidas ao andar na rua, que não vamos ser violentadas ou ter nossos corpos violados. São iniciativas como essa que mudam a sociedade, e é isso que a gente constrói e consolida todos os dias com o projeto petista de transformação da Bahia e do Brasil”.

Para a secretária de Estado, a regulamentação do Decreto é um momento muito importante. “A gente conseguiu avançar na perspectiva de ter a lei do não uso das pistolinhas, e acabar com essa violência machista, misógina que acontece no nosso Carnaval tão maravilhoso que é o Carnaval de Salvador. Nós da SPM, junto com toda a rede, com a Secretaria de Segurança Pública, vamos estar juntos nesse momento, nesse Carnaval, buscando fazer a nossa parte para que tenhamos um Carnaval de paz, de alegria e de muito respeito para todas as mulheres”, disse Elisângela.

A vereadora Marta, por sua vez, afirmou que a Iniciativa é uma grande conquista das mulheres. “É uma violência, todas as formas de violência, de machismo e de misoginia que as mulheres vêm sofrendo no Carnaval. Isso já foi motivo nosso de diversas representações, já teve ação conjunta, mas que não conseguimos diminuir, e agora com a lei com o governador acabou de sancionar a SPM vai estar também coordenando. Isso mostra para a gente a força das mulheres, porque quando as mulheres quando as mulheres estão unidas nós conseguimos cada vez mais dar um passo à frente para terminar com todas as formas de violência contra a mulher”, destacou.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT