Os jovens e o voto – Texto de Anailandia Carneiro, assistente social
Meus filhos me chamaram a atenção sobre o desinteresse dos jovens e adolescentes para votar.
Conversamos bastante e eles falaram algumas coisas que os incomodam bastante como jovens eleitores.
Disseram que eles conhecem Lula, o PT porque nós o apresentamos e falamos da trajetória e das pretensões, do programa de governo do PT e do excelente desempenho dos governos Lula/Dilma, do crescimento extraordinário que o Brasil teve, enfim, tudo que já sabemos.
Você deve ter acesso a canais importantes do PT, dessa campanha agora de 2022, vê o que pode ser feito para atrairmos essa juventude desacreditada.
Tenho uma filha jovem eleitora de 19 anos e um filho adolescente que votará pela primeira vez. Eles vão seguir nossas escolhas políticas, pelo menos na chapa majoritária, mas eles se queixam e reclamam que os amigos deles não irão votar porque não conhecem os candidatos e estão meio que desacreditados, sem esperança de que as coisas mudem.
A sugestão deles é se aproximar mais da juventude, colocar os jovens nos debates, mostrar pra eles o que Lula pensa e pode fazer pela juventude. Se aproximar dos jovens através de coisas que eles gostam de fazer, como por exemplo criar vídeos no Tik Tok, ser o mais criativo possível para que esses jovens despertem interesse pela política e queiram votar, não basta só alertar pra fazer o título e sim mostrar pra eles que esse é um documento que deve ser utilizado com muita responsabilidade e conhecimento.
Vamos juntos trazer essa juventude indecisa e insegura para o PT.
Outra coisa é não ficar rotulando os jovens de que eles só querem saber de determinadas coisas, se eles gostam, vamos usar o que eles gostam para se aproximar e ganhar a confiança deles de uma forma bem transparente.
Anailandia Carneiro é assistente Social