X

“O Alerta do Gesto: a Cassação de Maria Tereza Capra” será lançado em Salvador

Data de publicação: 27/07/2023

“O Alerta do Gesto: a Cassação de Maria Tereza Capra” é um documentário produzido pelo cineasta e escritor argentino/brasileiro, Carlos Pronzato que será lançado em Salvador na quinta-feira dia 27 de julho às 19h na Saladearte Cinema do Museu (Museu Geológico/Corredor da Vitória)

Trata-se de um filme que narra a cassação do mandato de uma vereadora no município de São Miguel do Oeste, cidade do interior catarinense, em sessão na Câmara de Vereadores que iniciou na noite do dia 03 de fevereiro de 2023.

Maria Tereza Capra (PT) questionou o gesto em apologia ao nazismo praticado por centenas de pessoas no dia 02 de novembro de 2022, dois dias após a vitória eleitoral do Lula, em frente ao 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (quartel) da cidade. Em um vídeo publicado nas suas redes sociais virtuais, a então vereadora refletiu naquele momento sobre os impactos do gesto e a estética representada, a qual fere a memória das pessoas que foram assassinadas no Holocausto.

Mesmo que a repercussão do gesto tenha se tornado pauta na imprensa internacional por meio de fotografias e vídeos divulgados pelas pessoas que estavam no ato, Maria Tereza foi responsabilizada por fazer com que São Miguel do Oeste se tornasse mundialmente conhecida como uma cidade nazista e por isso, teve o mandato de vereadora cassado além de receber diversas ameaças de morte, o que fez com que ela saísse da cidade por mais de 120 dias.

O documentário só teve duas exibições até agora, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis.

Informações complementares:

Maria Tereza Zanella Capra: Advogada há 26 anos, eleita vereadora pelo partido dos trabalhadores em São Miguel do Oeste/SC por três mandatos, é a única mulher petista reeleita duas vezes. Advogada. Presidenta do Diretório Municipal do PT de São Miguel do Oeste – SC. Candidata a Deputada Federal em 2014 e 2022

Carlos Pronzato: É cineasta documentarista, diretor teatral, poeta e escritor. Suas obras audiovisuais e literárias destacam-se pelo compromisso com a cultura, a memória e as lutas populares. Dirigiu mais de 90 documentários . Dentre os mais recentes figuram: “NEM – Novo Ensino Médio- Um Fracasso Anunciado”, “Desmascarando o Marco Temporal”, e “Renato – um de nós”, sobre o caso do vereador ameaçado de cassação de mandato na cidade de Curitiba (PR), Renato Freitas.

Contatos em Salvador: (21) 9 7995 7981 (Carlos Pronzato)

Claudia Weinman – Jornalista/afrontejornalismo.com.br
(49) 9108-0227

Ingresso: R$ 11 (meia) R$ 22 (inteira) na bilheteria ou através do whatsapp (71) 999817560

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT