Nota pública sobre as eleições em Salvador

Data de publicação: 27/12/2023

Salvador vive tempos de forte instabilidade social. A redução de 250 mil habitantes; o desemprego em alta; os aumentos abusivos de tarifas e caos no transporte público; os valores extorsivos de IPTU; a baixíssima cobertura de atenção básica de saúde; a ausência de políticas de creche e educação infantil de qualidade; a desafetação recente para venda de mais de 40 terrenos, inclusive em áreas verdes; e um PDDU permissivo ao colapso ambiental e diversos outros efeitos tem nos empurrado para a regressão da cidade.
Lamentavelmente, a gestão municipal está em descompasso com as reais demandas urbanas, sociais e econômicas da maioria do nosso povo. A comunidade negra, trabalhadores e trabalhadoras são as maiores vítimas desse descaso.

Em contraponto a esse cenário, o PT tem se apresentado enquanto porta-voz de um projeto alternativo. Em alinhamento à direção estadual e nacional, reunimos o Diretório Municipal no dia 24 de agosto e indicamos o nome do Deputado e Líder da Federação Brasil da Esperança na Alba, Robinson Almeida, como pré-candidato a prefeito de Salvador. Este movimento foi feito no sentido de apresentar ao Conselho Político, dirigido pelo nosso governador Jerônimo Rodrigues, a tese de uma candidatura de esquerda e um nome capaz de unificar a base. Submetidos ao jogo democrático do qual fazemos parte, reconhecemos a decisão posterior do fórum citado e nos somamos às tarefas que se apresentam.

Agradecemos ao companheiro e Deputado Robinson Almeida, quadro fundador do PT e com uma trajetória pública ilibada, pela disposição, coragem e dedicação. Durante cerca de 6 meses, realizamos diversos espaços de diálogo com lideranças comunitárias, diretórios zonais, movimentos sociais, mandatos e forças políticas. Sem dúvidas, continuaremos em mobilização permanente com a militância e toda a sociedade petista, que identifica no nosso partido um instrumento de mudança concreta. Frente aos desafios do próximo ano, é central ampliar a bancada de esquerda e do PT na Câmara Municipal de Vereadores, arena fundamental das lutas democráticas.

Considerando o exposto, reafirmamos nosso compromisso e responsabilidade na construção deste campo político, reconhecendo o governador Jerônimo Rodrigues, o Senador Jaques Wagner e o Ministro Rui Costa como nossos condutores nesta frente. Nas próximas semanas, pretendemos, em conjunto com os demais partidos da base, avançar em torno de um programa de oposição que faça jus à nossa história e ao povo soteropolitano, o qual será representado por Geraldo Júnior. A partir dessas diretrizes programáticas e a mesma força social que reconduziu o Presidente Lula ao comando do Brasil sairemos vitoriosos em outubro de 2024!

Salvador, 27 de dezembro de 2023.

PT SALVADOR

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil