X

No Conversa Com o Presidente, Lula anuncia amplo programa de infraestrutura

Data de publicação: 13/06/2023

A live Conversa com o Presidente Lula estreou nesta terça-feira (13), como uma nova forma de comunicação entre o chefe do governo e a população. Entrevistado pelo jornalista Marcos Uchôa, o presidente falou sobre as várias realizações de sua administração em apenas cinco meses, a exemplo do aumento real do salário mínimo e da recriação de programas sociais voltados à melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. Ele também anunciou ações importantes que serão adotadas a partir de julho, como o lançamento de um amplo programa para o desenvolvimento nacional, com obras de infraestrutura.

A live foi transmitida nas redes sociais de Lula e na TvPT. A entrevista começou tratando de ações do governo que impactam diretamente o bolso dos trabalhadores, como o aumento real do salário mínimo, a correção da tabela do imposto de renda, a redução dos preços dos combustíveis, do gás de cozinha; o Minha Casa, Minha Casa, Minha Vida, a antecipação do 13º para aposentados e pensionistas e o novo Bolsa Família.

Lula afirmou que a intenção do governo era recuperar políticas públicas que deram certo em seus dois governos anteriores e que foram desmanteladas nos últimos anos. “Como nós tínhamos uma quantidade enorme de políticas públicas que tinham dado certo, a gente, então, resolveu recriar essas políticas públicas para, a partir de agora, a partir do dia 2 de julho, lançar um grande programa de obras, um grande programa para o desenvolvimento nacional, com obras de infraestrutura em todas as áreas. É isso que vai acontecer no país, e por isso eu estou satisfeito com o trabalho que nós estamos fazendo”, acrescentou.

“Nós já sabemos o que fazer daqui para frente, nós sabemos que nós temos que fazer muito mais do que fizemos em qualquer outro mandato que nós tivemos, porque nós precisamos reconstruir o Brasil. Eu chego em estados por aí, em cada estado que eu chego eu pergunto se alguém lembra de alguma obra de infraestrutura feita pelo governo passado. Ninguém lembra”, disse o presidente.

“Em estado que eu vou, ninguém lembra de obra. Então nós temos que reconstruir. Só para você ter uma ideia, Uchôa, nós encontramos 14 mil obras paradas; só na educação são 4 mil obras paradas. No Minha Casa, Minha Vida, são milhares de obras que ficaram paradas desde o governo Dilma [Rousseff]”, sublinhou Lula, acrescentando que seu objetivo é, em 2026, “entregar o país melhor do que eu já entreguei em 2010”.

Perguntado sobre os resultados positivos na economia, como queda da inflação, crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e diminuição da taxa de desemprego, o presidente reafirmou o que sempre disse durante a campanha eleitoral: para governar é preciso ter “credibilidade, estabilidade, e previsibilidade”, fatores que, segundo ele, aumentam a confiança tanto dos trabalhadores quanto dos empresários e investidores.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT