X

Mulheres estão no centro da discussão política do governo Lula

Data de publicação: 07/03/2023

A importância da mulher dentro do governo federal tem sido uma das marcas da gestão Lula. Não apenas com a nomeação recorde na Esplanada de 11 ministras, mas também com abertura para que elas atuem no debate das políticas públicas do país.

Atentos ao tema, parlamentares do PT reforçam que a pauta feminina deve ser sempre prioritária na esfera política. A senadora Augusta Brito (CE), por exemplo, destaca a necessidade da discussão diária da causa por toda a sociedade, garantindo não apenas espaços, mas avanços constantes.

“É preciso que todos saibam que nós não podemos fazer apenas do mês da mulher um momento de reflexão e de votação de projetos dessa pauta. É bom sempre lembrar que somos a maioria da população e, ainda assim, permanecemos sub-representadas na política”, disse a parlamentar.

LEIA MAIS: Câmara aprova “Programa Crédito da Mulher” para fortalecer microempreendedoras

“Se quisermos transformar o Brasil em um país melhor, as mulheres devem ocupar o espaço da política e precisamos avançar nessa luta que ainda precisa de muito trabalho, mobilização e conscientização de toda a sociedade”, acrescentou.

No início de março, um evento da gestão Lula promoveu o lançamento de uma série de iniciativas contínuas com o tema “O governo que respeita todas as mulheres”. O ato teve a participação da primeira-dama, Janja, de todas as ministras da gestão e das presidentas do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano.

A ação conjunta de várias áreas do governo reforça que as mulheres estarão no centro das discussões das políticas públicas, de acordo com a senadora Teresa Leitão (PT-PE).

LEIA MAIS: Bolsa Família retorna com mulheres e famílias no foco do programa

“A atividade mostra que nós vamos trabalhar a intersetorialidade em todas as políticas públicas de governo. Isso mostra que não apenas a mulher tem capacidade e condição de ocupar espaço de poder, mas também tratar de políticas para o conjunto das mulheres brasileiras”, destacou a petista.

Ela lembrou que os programas lançados pelo atual governo dão destaque ao público feminino. É o caso do novo Bolsa Família, que prioriza as mulheres para gerir o benefício, e o Minha Casa, Minha Vida, que foca, entre outros, em garantir moradias populares às vítimas de violência doméstica.

Recomeço

Já o líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (BA), destacou que a pauta feminina terá um “recomeço” no país, após anos de descaso e agressões machistas incentivadas pela gestão anterior.

LEIA MAIS: 11 ministras iniciam celebrações do Dia Internacional da Mulher em março

“Iniciamos a semana marcada pela luta feminina e pelo reconhecimento do Dia da Mulher como um dia de resistência em defesa de uma sociedade mais justa e igualitária. Que essa data represente um recomeço para reconstruirmos a nossa história e o nosso país”, disse.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT