X

Marta Rodrigues cobra dados e estudos técnicos de túnel anunciado pela prefeitura: “É prioridade na mobilidade?”

Data de publicação: 17/03/2023

Membro da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) enviou nesta sexta-feira (17) ofício à prefeitura de Salvador pedindo, com base na Lei da Transparência, dados e informações sobre o túnel que a prefeitura disse que construirá ligando o bairro de Nazaré ao Comércio, num investimento, segundo o executivo municipal, de R$ 300 milhões.

A petista questiona no documento não só a viabilidade do projeto, e possíveis prioridades da cidade, mas estudos técnicos, elaborados por profissionais e especialistas da engenharia, da arquitetura e da mobilidade urbana, que garantam a funcionalidade e a serventia efetiva do equipamento para a população de Salvador. “São 300 milhões que serão gastos numa obra que até então só gera dúvidas e críticas nas pessoas, inclusive em especialistas, que liga o que até onde? Tem número suficientes de pedestres para ter funcionalidade? Salvador precisa disso? È mobilidade mesmo para as pessoas? Não tem outras prioridades para investir este valor? Por isso estamos cobrando mais informações sobre essa obra”, questiona Marta.

No ofício, de número 20/2023 a vereadora Marta Rodrigues solicita também informações sobre o valor contratado para a realização dos estudos pela Sanehatem Consultoria e Projetos Ltda; o valor orçado e/ou previsto para a execução das passagens subterrânea entre o Campo da Pólvora-Comércio e Estação da Lapa -Terminal da Barroquinha; fonte de custeio para a realização dos estudos e da própria execução da passagem subterrânea e a modalidade da contratação que será adotada para a execução da obra.

Ainda segundo a vereadora, o prefeito anunciou que o valor vem de um financiamento que foi aprovado pela Câmara, no entanto, a obra não estava especificada. “Foram 2 PLEs para autorizar a prefeitura a tomar empréstimo na operação de crédito que chegou à Casa, dizendo que eram obras pra mobilidade, sem dizer quais. E isso foi alvo de questionamento da oposição a falta de transparência. Agora, a gente recebe a notícia de um túnel, algo que parece não condizer com a necessidade e demanda da cidade”

A vereadora de Salvador se mostra preocupada com o gasto do dinheiro público com obras ineficientes e cita o BRT como um exemplo. “O BRT, que desde sempre alertávamos para sua falta de funcionalidade, pois o trajeto já era cumprido pelo metrô, atestou como já diziam os especialistas, como um modal obsoleto, com pouco uso, que não mudaria o transporte público para melhor. Um gasto de dinheiro exorbitante com um modal ultrapassado”.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT