X

Marta rebate fala Neto sobre educação pública: “Tem que parar de criar factóide e olhar pro legado desastroso que deixou”, diz

Data de publicação: 18/03/2022

A vereadora Marta Rodrigues (PT) rebateu, nesta sexta-feira (18), as declarações do ex-prefeito ACM Neto à respeito da educação pública na Bahia e disse que ele prefere, propositalmente, não falar do desastre que foi a própria atuação, e de seu sucessor, na educação municipal e omitir as intervenções e o conjunto de ações exitosas da gestão do secretário e atual pré-candidato ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

“O ex-prefeito disse que a Educação na Bahia se restringiu a construir escolas, algo que nem isso era feito quando seu grupo esteve no poder, e que tampouco ele fez em Salvador. Mas o que ele não fala, porque quer criar factoides, é que a intervenção na educação pública transcendeu a questão da infraestrutura, com formação de professores, provisão de tecnologias, distribuição de internet, garantia da alimentação escolar gratuita, combate a evasão escolar com diversos programas, busca ativa de alunos, além de uma educação formal com atividades complementares”, declarou.

A petista aconselhou o ex-prefeito a olhar para o próprio umbigo, avaliando a má gestão que promoveu na educação municipal e que seu sucessor tem dado continuidade, com retrocessos que vão desde a desqualificação dos profissionais à tentativa de mercantilizar a educação pública, com o Pé na Escola. Para além disso, acrescenta a petista, eles fecharam mais 40 unidades de Educação para Jovens e Adultos, uma política que, segundo ela, foi fundamental para diminuir o índice de analfabetismo e contribuir com o desenvolvimento social do país.

“A política educacional do prefeito e do antecessor segue a linha dos laboratórios educacionais de Bolsonaro, que desmontou o MEC, interviu no Enem, ameaçou a liberdade de cátedra. Neto não apresenta sequer o que fez na educação, porque não tem o que falar, nem dele, nem de seu sucessor que não realizou conteúdo programático e pedagógico durante pandemia, desrespeitou a categoria de professores, dificultou o acesso à rede de ensino municipal e a educação com propagandas de distribuição de chips para alunos, quando na verdade as famílias não tinham condições de ter aparelhos e internet, tendo um resultado pífio, fez filas enormes em meio a pandemia por cestas básicas”, destacou.

Marta ressaltou, também, que o Estado além de investir mais de R$ 3 bilhões em modernização e novas escolas, fez a Bahia subir seis posições no ranking de escolarização dos jovens com idade de 15 a 17 anos. “Neste grupo, a taxa de frequência escolar do Brasil teve um total de 89,9%. Isso quer dizer que 9 de cada 10 jovens baianos estavam na escola em 2019, ano inclusive que o IDEB subiu 18,5%”, destacou.

“Enquanto o ex-prefeito faz seu misancene e espalha inverdades, aqui, na Bahia, a gestão aumentou consideravelmente EJAs, levou dignidade menstrual às escolas, criou o Projeto Vale Alimentação Estudantil, que garante a segurança alimentar de todos os estudantes matriculados e de suas famílias, instituiu como Política Estadual o Bolsa Presença, em meio à pandemia, para evitar a evasão escolar”, disse.

A vereadora de Salvador concluiu que contra argumentos eleitoreiros, “temos fatos vivenciados e aprovados pela população que viu não só mais escolas sendo construídas, mas um conjunto de ações e de programas que obtiveram êxito. O IDEB é um desafio que vem sendo encarado no Brasil inteiro, e sua realização em 2021 foi alvo de críticas por toda comunidade escolar no país e contrariou toda comunidade acadêmica e educacional, pois ocorreu num período dificuldades extremas, mantendo a avaliação em um período de pandemia”, acrescentou.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT