X

Marta apresenta projetos para atenuar impactos às pessoas que moram em encostas

Data de publicação: 27/05/2022

A vereadora Marta Rodrigues (PT), presidenta da Comissão de Direitos Humanos e de Defesa da Democracia da Câmara, apresentou dois projetos de indicação à prefeitura com objetivo de atenuar os problemas vividos pela população em áreas de encostas na capital baiana.

“Propomos nos projetos que se crie uma logística para que pessoas não fiquem à mercê, perdidas e ainda mais desesperadas quando as sirenes tocam anunciando riscos de deslizamento. Também é necessário que a comunidade e os agentes públicos sejam capacitados a agir em situações trágicas ou de grande risco, o que é comum em Salvador quando chove, por isso apresentei estes dois projetos”, diz a petista.

O projeto de indicação 135/2022 pede que seja incluso nos planos de evacuação, em casos em que as ‘sirenes’ da prefeitura alertem para riscos de deslizamento de terra ou desabamentos, uma solução logística de translado das pessoas que precisem ser evacuadas das localidades.

Já o outro projeto (PIN 136/2022) indica ao prefeito que promova ampla divulgação dos planos de evacuação já existentes, especialmente nas prefeituras-bairro e pontos de maior circulação de pessoas como estações de ônibus, metrô, escolas e postos de saúde. “Além disso, pedimos a capacitação de líderes comunitários e agentes públicos, à operacionalização dos planos de evacuação. É importante que se saiba os riscos de cada lo9calidade, levando em conta suas especificidades, número de encostas, áreas com maior risco”, afirma a vereadora.

O projeto pede, ainda, conforme explica Marta, a construção de planos participativos para diagnóstico de problemas estruturais em cada uma das áreas de risco com o objetivo de minimizar, ano a ano, os impactos das chuvas. “A prefeitura não atualiza o Plano Diretor de Encostas desde 2004 e precisa, antes de tudo, traçar estratégias para ajudar a população nesses momentos de pânico, além de investir em contenções de encostas, que são estruturas mais seguras que geomantas”, destaca.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT