X

“Isso é charlatanismo, usurpação de direito do povo negro”, acusa Ademário Costa sobre ACM Neto se autodeclarar negro

Data de publicação: 18/08/2022

O secretário de Combate ao Racismo do PT Bahia, Ademário Costa, acusou o candidato ACM Neto (União Brasil), e sua vice, Ana Coelho (Republicanos), de uso indevido do direito à cota racial nas Eleições 2022 ao se autodeclarar pardo no registro de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“O nome disso é charlatanismo. Ele quer usurpar de um direito exclusivamente do povo negro para obter vantagem, direito este que ele foi contra em toda a sua jornada política, dele e seu antigo partido, o DEM. É um absurdo inaceitável que candidatos brancos e partidos historicamente contrários à paridade racial queiram se beneficiar de um direito dos candidatos negros”, declarou Ademário.

Sobre a importância de garantir o direito à paridade racial na política, Ademário afirmou “mas do que nunca, é fundamental assegurar e fortalecer as candidaturas negras, consolidando o que será um dos maiores avanços na luta contra o racismo estrutural e a favor das políticas públicas de promoção da igualdade. Precisamos eleger candidatas e candidatos negros e denunciar mentiras como essa de ACM Neto”, afirmou.

O secretário também chamou a atenção para outras questões da luta racial que serão impactadas pelas eleições de 2022 e são importantes para o combate ao racismo. “Além de mais espaço e o fortalecimento de candidaturas negras, precisamos efetivar os recursos partidários para candidatos pretos/as e pardos/as, garantir a continuidade das costas universitárias e fazer o enfretamento à violência contra a população negra, especialmente contra o jovens negros. Esse é um ano decisivo nas urnas para a luta antirracista”, destacou.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT