X

Governo Lula repatria com sucesso 916 brasileiros que estavam em Israel

Data de publicação: 16/10/2023

Na maior e mais bem-sucedida operação de repatriação de brasileiros da história, batizada como “Voltando em Paz”, o governo Lula trouxe de volta ao país, em cinco aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), um total de 916 pessoas que estavam nas zonas de conflito em Israel. O quinto voo pousou no Rio de Janeiro, no início da madrugada de domingo (15), com 215 passageiros. Com a realização de um novo voo, que partirá de Tel Aviv na quarta-feira (18), terão sido repatriados mais de 1.100 brasileiros. O Brasil também foi o primeiro país do mundo a viabilizar uma operação de repatriação desde que o conflito teve início em Israel.

O avião que trouxe o último grupo de brasileiros deixou Tel Aviv no sábado (14), às 11h55 (horário de Brasília – 17h55 no horário local). Junto com os passageiros, viajaram 16 animais de estimação – sete deles embarcados na cabine de passageiros e nove transportados no porão da aeronave. Ao todo, foram 24 animais trazidos pela operação.

A articulação do governo federal, que colocou inclusive o avião presidencial à disposição do transporte de brasileiros, teve início já no dia 7, data dos ataques do grupo islâmico Hamas e das primeiras reações do exército israelense. No próprio sábado, foi criado um gabinete de crise. As embaixadas do Brasil em Tel Aviv (Israel), Cairo (Egito) e o Escritório de Representação em Ramala (na Palestina) foram acionados.

Um formulário online ajudou a identificar os brasileiros em situação de dificuldade, e mais de 2,7 mil manifestaram interesse na repatriação. Têm prioridade para o embarque brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças. O governo brasileiro também garantiu transporte de ônibus das principais cidades israelenses para o aeroporto de Tel Aviv.

Até o momento, já houve desembarques em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, e as aeronaves seguem indo e voltando para garantir o retorno de todos. No Brasil, a quarta aeronave com repatriados chegou ao Rio de Janeiro com 207 passageiros na madrugada deste sábado (14). O terceiro voo de resgate trouxe 69 passageiros e aterrissou na manhã de sexta-feira. Cinco desceram em uma escala em Recife (PE) às 6h07 e os demais no destino final da aeronave — a Base Aérea de Guarulhos (SP).

Os primeiros 211 brasileiros repatriados desembarcaram em um voo da FAB que chegou na quarta-feira (11) à Base Aérea de Brasília (DF). Outros 214 chegaram na quinta-feira (12) ao Aeroporto do Galeão, no Rio.

“Estou muito orgulhosa do meu país por ter oferecido todo esse suporte, por ter ajudado a gente. Realmente, é muito incrível ver o Brasil representando o povo”, disse Ilana Zeigerman, uma das repatriadas. “Graças a Deus temos o governo brasileiro, dando essa assistência maravilhosa, está bem organizado, rápido, e gratidão”, afirmou Beni klein, outro brasileiro trazido de volta ao país.

Da Redação, com site do Planalto

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT