X

Governo Lula define novas ações emergenciais para socorrer povo Yanomami

Data de publicação: 30/01/2023

Assistência nutricional e de saúde e garantia de segurança para as equipes do governo atuarem na região são algumas das medidas discutidas em reunião de Lula com ministros

O presidente Lula se reuniu nesta segunda-feira (30) com ministros e demais membros do seu governo para discutir novas ações emergenciais a serem implementadas para combater a grave crise humanitária que atinge e ameaça a sobrevivência do Povo Yanomami em Roraima.

De acordo com o site oficial do Palácio do Planalto, as prioridades do governo Lula neste momento são dar assistência nutricional e de saúde ao povo Yanomami, com alimentos adequados aos seus hábitos, e garantir a segurança necessária para que equipes de saúde possam exercer suas atividades nas aldeias.

O presidente Lula também determinou que seja garantido com maior rapidez o acesso à água potável por meio da construção de poços artesianos e que seja feita a medição dos níveis de contaminação por mercúrio dos rios e dos indígenas das aldeias Yanomamis.

De acordo com o site, as iniciativas têm como objetivo combater, o mais rápido possível, o garimpo ilegal e outras atividades criminosas na região impedindo o transporte aéreo e fluvial que abastece os grupos criminosos”.

As ações também visam impedir o acesso de pessoas não autorizadas pelo poder público à região para não somente bloquear as atividades ilegais, mas também evitar a disseminação de doenças.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT