X

Gleisi: união entre democratas é prioridade para as eleições 2024

Data de publicação: 25/04/2024

presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), afirmou, nesta quarta-feira (24), que as eleições municipais deste ano têm como diferencial uma necessidade maior de alianças entre os partidos comprometidos com a democracia, em razão da ameaça representada pela extrema-direita. “Para nós é muito importante que o campo democrático saia fortalecido da eleição”, disse Gleisi, em entrevista ao programa Perspectivas, do SBT News.

A deputada falou sobre o assunto ao ser perguntada sobre a mudança de estratégia do PT em relação às eleições municipais de 2020, quando o partido priorizou mais as candidaturas próprias.

“Não precisa só o PT ter candidato e o PT ganhar. Acho que a gente tem que fortalecer esse campo democrático, candidaturas de partidos que estão conosco desde o início. Por isso que a estratégia da eleição agora de 2024 foi muito diferente da estratégia da eleição de 2020, onde nós estimulamos muito as candidaturas e também não tínhamos uma frente mais constituída. Então o PT foi para o embate”, explicou a deputada.

“E foi correto, porque nós tínhamos que nos defender, defender o presidente Lula e preparar o terreno para 2022. Agora a gente tem que defender o presidente Lula, tem que defender a democracia, tem que preparar o terreno para 2026 e tem que ser do campo amplo. Então por isso que o PT tem essa estratégia na eleição de apoiar também mais candidaturas de outros partidos. Eu espero, sinceramente, que o retrato que saia da eleição é o campo democrático brasileiro ganhou a maioria das cidades”, pontuou.

BC, atraso para o Brasil

Entre outros temas abordados na entrevista, Gleisi foi perguntada sobre a disposição do PT de prosseguir nas críticas à atuação do presidente do Banco Central, o bolsonarista Roberto Campos Neto, que, além de sabotar o país com a taxa básica de juros (Selic) nas alturas, tem usado o cargo para fazer especulação financeira. “Nós vamos continuar falando e fazendo a crítica, porque eu acho que isso é um atraso para o Brasil”, afirmou a deputada.

Esse moço é um oportunista. Ele é uma pessoa que joga contra o Brasil, fica fazendo especulação para o mercado. As declarações que ele deu agora por conta da mudança da meta fiscal foram deploráveis. Ele tinha que ficar quieto, já está de saída. Não, ele fica insistindo, insistindo em falar, em assinar para fazer especulação de mercado, achando que ele entende de tudo. Além de tudo, é arrogante”, disse.

Gleisi prosseguiu: “Então, tomara que saia logo, vai sair no final do ano, mas a gente tem que mudar isso, não pode ter um presidente de uma autarquia, que é o Banco Central, uma autarquia como qualquer outra, ficar ditando regra de economia, ditando regra fiscal e causando rebuliço no mercado. Isso é um desserviço para o país”.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT