X

Gleisi denuncia papel de clubes de tiro e CACs no aumento da violência no país

Data de publicação: 25/07/2023

A presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), discutirá com a bancada do partido na Câmara a elaboração de projeto de lei propondo nova regulamentação sobre os clubes de tiro e o acesso dos CACs (caçadores, atiradores e colecionadores) a armas de fogo. Estimulados pela necropolítica de Jair Bolsonaro e do ex-ministro da Justiça Sergio Moro, os membros dessa categoria saltaram de 117,5 mil, em 2019, para 783,4 mil, em dezembro de 2022. No mesmo período, entre outros resultados trágicos, aumentou em 1.200% a participação de CACs em ocorrências da Lei Maria da Penha, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O fórum divulgou, na semana passada, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que detalha os prejuízos causados à sociedade pelos mais de 30 atos normativos usados por Bolsonaro para armar a população. O número atual de CACs no país, hoje, é maior do que os efetivos nacionais das Polícias Militares e das Forças Armadas. Os clubes de tiro viraram comitês do bolsonarismo e da violência, sobretudo a política.

A presidenta do PT pretende, após a discussão com deputados do partido, encaminhar o projeto de lei ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que, na última sexta-feira (21), ao lado do presidente Lula, lançou o Programa de Ação na Segurança (PAS). A iniciativa do governo prevê ações para combater a violência contra a mulher, os ataques a escolas, o tráfico de drogas e os crimes ambientais, além da ampliação das restrições ao acesso a armas de fogo, do reforço da proteção da Amazônia, da valorização dos profissionais de segurança e do desenvolvimento de operações integradas entre forças policiais.

Gleisi classificou como “Estarrecedor” o conteúdo do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que coloca as mulheres entre as principais vítimas da irresponsabilidade do governo passado.

“Estarrecedor o levantamento do Anuário de Segurança, o Brasil, maior número de estupros da história em 2022. Foram 74.930 casos, sendo que 6 em cada 10 vítimas têm até 13 anos! Também tivemos alta de mais de 50% nos casos de racismo e homofobia. As licenças pra armas aumentam quase sete vezes com Bolsonaro, são hoje 783,4 mil pessoas armadas como CACs. Esse cenário horroroso mostra que temos muito ainda pela frente na luta contra a misoginia, discriminação e o discurso de ódio”, afirmou a presidenta do PT..

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT