X

Gestões do PT promoveram desenvolvimento e inclusão em Salvador

Data de publicação: 29/03/2022

Capital baiana completa 473 anos nesta terça-feira, dia 29 de março

Nos quase 16 anos à frente do Governo do Estado, as gestões do Partido dos Trabalhadores da Bahia, com Jaques Wagner e Rui Costa, realizaram diversos investimentos para o desenvolvimento urbano e social da capital baiana e para melhoria da qualidade de vida dos soteropolitanos. Foram realizadas diversas obras e entregas nas áreas de saúde, educação, habitação, mobilidade urbana, social, esporte cultura e lazer, dentre outras

De 2007, com início da gestão Wagner, até este ano, com o governo de Rui, foram construídos cinco hospitais na cidade – Hospital do Subúrbio, HG2, Hospital da Mulher, Instituto Couto Maia e Maternidade do Subúrbio, sendo que este último foi entregue no ano passado. Juntas, as cinco unidades de saúde somam quase mil leitos. Dentre outros investimentos destacam-se a nova Arena Fonte Nova, a nova Concha Acústica, entrega de milhares de novas casas à população, obras de contenção de encostas em vários bairros da cidade e a educação.

Investindo na construção de escolas e revitalização de antigos prédios, o Governo apostou na implantação do ensino em tempo integral para adequar um modelo de ensino moderno e mais eficiente à realidade dos estudantes. Atualmente, o Governo do Estado está investindo R$ 200 milhões na construção de oito escolas e na modernização de outras nove unidades escolares da rede estadual de ensino em Salvador, nos bairros do Imbuí, Sussuarana, Vila Canária, São Cristóvão, Paripe, Cabula, Lobato e Jardim Cajazeiras. As oito unidades serão em tempo integral e envolvem moderno padrão de engenharia para oportunizar melhores condições de trabalho aos educadores e de aprendizagem aos estudantes.

O secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, afirmou que o objetivo da educação em tempo integral é promover uma formação humana e integral dos estudantes. “Os alunos passam mais tempo nas escolas e recebem uma formação escolar mais dinâmica e rica. Por isso é tão importante que esses equipamentos sejam mais confortáveis e amplos, para dar melhores condições para toda a comunidade escolar. Além disso, são equipamentos que a comunidade vai usar, e, caso necessário, a rede municipal e até a particular também poderão usar. As obras estão avançando e nossa expectativa é que elas já comecem a ser entregues a partir de junho, ainda no primeiro semestre”.

Mobilidade – As grandes obras de mobilidade, como o Metrô de Salvador, novas avenidas e a Via Expressa, também são marcos das gestões petistas no estado. Campeão de investimentos em mobilidade, os governos do PT na Bahia deram início às melhorias viárias com a construção da Via Expressa, diminuindo o tráfego na região da Avenida Bonocô e promovendo mais agilidade no deslocamento entre a BR-324 e a Cidade Baixa, para escoamento do transporte de mercadorias no Porto, além das obras da Linha Azul e Linha Vermelha, com novos viadutos, novas ciclovias e as novas avenidas Gal Costa, Pinto de Aguiar, 29 de Março.

O metrô de Salvador, que completa oito anos em operação em 2022, representa um marco na melhoria da mobilidade urbana da capital baiana. Wagner assumiu a gestão do sistema de transporte após treze anos de atraso da Prefeitura Municipal e colocou o metrô para funcionar em apenas sete meses de obras. Com 33 quilômetros de extensão, sendo o segundo maior do país, o metrô faz parte do plano de mobilidade integrado, implantado logo após Wagner assumir seu primeiro mandato, quando se certificou da ausência de obras de mudanças viárias em Salvador durante mais de trinta anos.

Desenvolvimento – Antes dos governos do PT não existia planejamento de mobilidade no município, mas com o planejamento implementado nas gestões petistas para a melhoria da mobilidade urbana foi fomentando um ambiente propício para receber novas instalações e empreendimentos na cidade. Isso porque, com o transporte circulando pelos bairros, como o Metrô, por exemplo, criaram-se condições de mudar o uso do solo no entorno das avenidas e dos bairros. Na região da Avenida Paralela, por exemplo, foram construídas novas faculdades, um shopping, mini shoppings, lojas e tantos outros empreendimentos comerciais e residenciais após a chegada do Metrô.

O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, destacou que o conjunto de ações, investimentos e obras para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Salvador faz parte do empenho das gestões petistas em promover desenvolvimento e inclusão social no estado. “Desde 2007 quando o PT passou a administrar o Governo do Estado assumimos o compromisso de garantir uma vida com mais dignidade à população de toda a Bahia, inclusive da população de Salvador, com acesso à saúde, qualidade de ensino, investimentos na educação, melhorando a mobilidade e promovendo inclusão social. O metrô de Salvador é um exemplo de uma grande obra que revolucionou a vida dos soteropolitanos”.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT