X

“Federação PT, PCdoB e PV disputará o protagonismo nas eleições municipais”, afirma Éden

Data de publicação: 16/03/2023

O presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, afirmou nesta quinta-feira, 16, que a Federação Brasil da Esperança vai trabalhar para ter o melhor desempenho nas eleições municipais de 2024 para prefeitos e vereadores. A declaração foi dada em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar, da Rádio Salvador FM. Atualmente, as três legendas que compõem a Federação têm em torno de 50 a 60 prefeituras, e o objetivo é ampliar a quantidade.

“Nós queremos dobrar talvez esse número, mas não vamos estabelecer um número cabalístico qualquer, não. O importante é que a Federação PT, PCdoB e PV disputará o protagonismo nas eleições municipais”, afirmou Éden, que avalia uma conjuntura atual muito mais favorável para os partidos de esquerda na Bahia. “Então nós queremos retomar um tamanho que condiz com o tamanho do PT. É só pegar nossa votação de deputado federal, de deputado estadual, de governador. O PT tem uma grande vitalidade, um enraizamento muito grande na Bahia”, destacou o dirigente estadual.

As três legendas já iniciaram os diálogos para estabelecer critérios que serão utilizados para a definição das candidaturas nos municípios, informou o presidente. “O importante é antes de a gente “fulanizar”, antes de a gente falar de nome, a gente falar qual a estratégia dessa Federação, qual é a estratégia do campo do governo da base de Jerônimo Rodrigues. Se a gente estabelece critérios, premissas, vou chamar assim, fica muito mais fácil, às vezes, estabelecendo quatro, cinco, seis premissas o nome natural aparecer a partir dessa combinação, dessa pactuação anterior”.

O dirigente destacou ainda que a Federação irá realizar um seminário para analisar as eleições de 2020 e 2022 com a presença de professores, cientistas políticos e sociólogos, dentre outros, para entender as diferenças entre esses pleitos. Após o seminário, serão realizadas plenárias nos Territórios de Identidade da Bahia para fortalecimento do diálogo e consenso nos municípios. “O que foi pactuado entre os presidentes desses partidos: a Federação vai brigar para ser protagonista nas eleições municipais”, assegurou.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT