X

“Espero que esse encontro sirva para oxigenar cada vez mais a FETRAF”, afirma Jerônimo nos 20 anos do movimento

Data de publicação: 16/04/2024

Governador do Estado destacou importância do planejamento estratégico e da formação da juventude para fortalecer a luta no campo pela agricultura familiar

Presente na comemoração dos 20 anos da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar no estado da Bahia (FETRAF- BA), nesta terça-feira (16), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a relevância do movimento para a defesa da agricultura familiar, para a luta dos povos do campo e dos trabalhadores. “Eu espero que esse encontro sirva para oxigenar cada vez mais a Fetraf”, disse o governador, que falou ainda sobre a necessidade de um planejamento estratégico, da formação de jovens e do fortalecimento institucional da Federação.

Jerônimo destacou a importância da pauta de defesa dos agricultores e agricultoras do do campo que fazem parte do movimento. “A FETRAF faz e trabalha pela aposentadoria porque é um direito, mas não é uma única bandeira. É muito mais pela emancipação, de compreender a propriedade, sucessão, o acesso à terra, a uma casa, são pautas muito delicadas e difíceis. A pauta da habitação é uma pauta difícil, porque é uma pauta cara, uma pauta que tinha uma ausência, tem ausência nos municípios porque é caro para o município pequeno e pobre, o estado não tem perna suficiente para fazer toda a resposta à demanda de habitação porque é uma demanda muito grande, e a União começou a fazer e depois de um certo momento depois do presidente Lula essa pauta enfraqueceu e depois dos últimos quatro anos do ex governo federal não é só que desapareceu não, foi uma política contrária, a desmontar o que existia”.

No encontro que reuniu dirigentes do movimento, como o coordenador-geral da FETRAF /BA, José de Jesus Santana, os parlamentares Fátima Nunes e Marcelino Galo, e a superintendente de Políticas para Povos Indígenas da Sepromi, Patrícia Pataxó, dentre outros, o governador do Estado destacou a importância da formação da juventude para fortalecer a luta no campo pela agricultura familiar. “A juventude precisa ter um espaço não é como um presente, não, é como conquista e como reconhecimento”, disse Jerônimo, ao afirmar: “A gente tem que achar na montagem do quebra cabeça como é que essa juventude ocupa os espaços que nós estamos”.

Jerônimo Rodrigues falou também sobre importância do planejamento antecipado e sobre a força da Federação no estado. “Planejar os próximos 10 anos, então nós vamos para 30 anos de Fetraf. Nós vamos para 2035, o que é que vai acontecer lá? Eu não sei, mas eu vou planejar porque quero interferir, é esse o sinal da Fetraf, ‘eu quero interferir’, disse Jerônimo. “A gente precisa se debruçar um pouco mais, sentar um pouco para refletir como é que está a situação do município, da comunidade, como é que tem que ser consertado aquele percurso, nós, lideranças da Fetraf, temos que fazer. E a gente não pode dizer que a gente não tem capacidade, temos, nós temos capacidade de fazer isso. Se não tivermos condições de olhar um pouco depois do muro, nós temos mandatos de vereadoras, de vereadores, de vices, de prefeitos que acompanham o movimento, de professores de universidades, de escolas estaduais e municipais, de movimento sindical. Então se a gente olhar ao redor da FETRAF”, tem um conjunto de parceiros importantes”, acrescentou o governador.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT