X

Deputado Zé Raimundo propõe criação de museus em Salvador e na Chapada Diamantina

Data de publicação: 31/10/2023

A criação de um grande museu em Salvador, sobre a história da contribuição dos povos africanos e seus descentes na Bahia, e outro na Chapada Diamantina foi defendida pelo deputado estadual Zé Raimundo (PT), atual presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). “A gente precisa manter viva a memória dos sertões, e esta Casa vai solicitar do Governo Estadual que apoie o turismo cultural, criando esses museus fundamentais, porque memória é também fonte de renda e geração de condições de vida para a população”, disse durante o relançamento do livro Horácio de Mattos: Sua Vida e Suas Lutas, escrito pelo jornalista, advogado e ex-deputado estadual por três mandatos Olympio Barbosa, ocorrido nesta segunda(30), Saguão Nestor Duarte.

A apresentação do pleito dos museus se deu quando o presidente em exercício defendeu a necessidade de se preservar a memória cultural baiana, através dos diversos acervos históricos, como também por meio da literatura. Nesse sentido, destacou a série de livros editados pela ALBA, os quais retratam a diversidade da Bahia e o vasto conteúdo cultural presente na Chapada Diamantina. Dentre os livros publicados, citou a reedição de alguns publicados, de sua indicação, para a Feira Literária de Mucugê – Fligê: “Cascalho”, de Herberto Sales; “Bugrinha”, de Afrânio Peixoto; “Maria Dusá”, de Lindolfo Rocha; “O Chefe Horácio de Matos”, de Américo Chagas; e “Sinhazinha”, de Afrânio Peixoto.

O deputado também destacou ter um grande patrimônio na vida: uma biblioteca com seis mil volumes, um legado de sua mãe, uma mulher analfabeta que lhe ensinou o amor pelos livros. O lançamento do livro Horácio de Matos: Sua Vida e Suas Lutas reuniu parlamentares, parentes do autor e do homenageado, jornalistas, intelectuais e servidores públicos, para conhecer um pouco mais sobre a rica história do famoso coronel da Chapada Diamantina, líder político que travou batalhas contra inimigos pessoais, envolveu-se em confrontos com o poder constituído e teve uma vida intensa antes de completar 50 anos, quando foi assassinado, na capital baiana, por um guarda civil.

Participaram da cerimônia: o deputado Luciano Simões Filho (UB); o ex-deputado Horácio de Matos Junior, de 96 anos, filho do coronel; Laura Matos, viúva do deputado estadual Horácio Matos Neto; Tatiana Matos, bisneta do homenageado; Dolores Matos, Celita Matos e Agustina Matos, da família Matos; além de Heraldo Barbosa Filho e Luciano Felippe Barbosa, ambos netos do escritor do livro, editado pela primeira vez em 1956.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT