X

Deputado Robinson sugere retorno do nome 2 de Julho ao Aeroporto de Salvador: “resgate da História”

Data de publicação: 26/06/2023

O líder da Federação PT, PC do B e PV, deputado Robinson Almeida, apresentou, na Assembleia Legislativa, uma Indicação endereçada à Câmara Federal em que sugere a retomada do Aeroporto 2 de Julho para o aeroporto Internacional de Salvador. O documento foi encaminhado ao presidente da Casa Legislativa, deputado Arthur Lira (PP), e destaca a importância do Projeto de Lei nº 3.222/2023 apresentado pelos deputados Joseildo Ramos (PT) e Lídice da Mata (PSB) em que defende o rebatismo do aeroporto. Em 2023, a Bahia celebra o bicentenário do 2 de Julho, data símbolo da Independência do Brasil no estado.

Desde 1955 como Aeroporto Internacional Dois de Julho, o terminal aeroviário da capital passou se chamar Deputado Luís Eduardo Magalhães a partir de maio de 1998, menos de um mês após a morte do político baiano, vítima de ataque cardíaco. A mudança, na época sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, havia sido aprovada pelo Congresso Nacional, e criticada por historiadores e lideranças políticas da esquerda.

Para Robinson Almeida, a alteração nunca deveria ter ocorrido. Ele argumenta que o 2 de Julho é a data que marca a Independência do Brasil na Bahia, quando o povo baiano derrotou, depois de 17 meses de guerra e milhares de mortes, a tropa portuguesa. A data, assim, enfatiza o petista, representa a liberdade brasileira de Portugal conquistada com o sangue e a determinação do povo baiano.

“Nada mais justo do que no ano em que celebramos o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia façamos essa reparação. O 2 de Julho é a data maior do Brasil na Bahia, é a data que representa a liberdade do nosso povo, que derramou seu sangue pela independência do Brasil em nosso estado”, afirma Robinson. “O Aeroporto de Salvador é 2 de Julho e nunca deveria ter sido alterado em respeito à história da nossa terra e bravura dos baianos”, destaca o deputado.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT