X

“Combater a fome é combater todas as desigualdade sociais”, diz Marta Rodrigues no Dia Mundial da Alimentação

Data de publicação: 16/10/2023

Vereadora do PT afirma que investir e apoiar políticas pública que garantam à população segurança alimentar é um compromisso humanitário e democrático urgente

A vereadora Marta Rodrigues (PT) comemorou, nesta segunda-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, a retomada de programas sociais exitosos no combate à fome pelo governo Lula e disse que a continuidade na Bahia de políticas públicas para dirimir o flagelo mostram compromisso e a união dos governo federal e estadual para tirar o Brasil do Mapa da Fome. Conforme Marta, os esforços atingem também a capital baiana, onde a maioria da população é negra e pobre e convive com a insegurança alimentar “muitos acordam sem ter certeza se terão o que comer”.

Dados do Cadastro Único da prefeitura apontam que mais de 170 mil pessoas vivem em situação de extrema pobreza. Já mais de 36 mil estão cadastrados como pobres em Salvador.

“E na capital estes números podem ser piores. Cuidar da segurança alimentar do povo e combater a fome sempre foram princípios fundamentais para conquistarmos o bem estar social. Ao longo desses 10 meses temos exemplos nítidos de que estamos no caminho certo pelo menos na gestão do PT na Bahia e no Brasil. A volta do Bolsa Família e do Minha Casa Minha Vida, a instituição do decreto Brasil Sem Fome pelo presidente Lula e na Bahia os investimentos de milhões em agricultura familiar, assistência técnica, projetos acesso à renda, ao trabalho e à cidadania”, diz.

Segundo ela, há um esforço tremendo para tirar país do Mapa da Fome novamente e para retirar mais de 127 milhões de pessoas em insegurança alimentar. “Só na Bahia são mais de 2,5 milhões cadastrados no Bolsa Família, temos editais, restaurantes populares em Salvador e temos fortalecido o Bahia Sem Fome que também atende a capital, tudo com diálogo e controle social”, disse.

Marta destacou a importância da data, instituída pela Organização Mundial para a Alimentação e Agricultura (FAO), que neste ano tem como tema “Comida, Água, Direitos e Equidade: Celebrando o Dia Mundial da Alimentação 2023”. “Dia de combater a fome é todo dia, mas neste 16 de outubro falamos mais alto. No Brasil, temos 33 milhões nesta situação famélica porque o Brasil voltou ao Mapa da Fome depois dos desmontes iniciados no governo Temer em 2016. Agora retomamos toda essa trajetória, reconstruindo o país e este ano nos voltando para a importância dos recursos hídricos”, lembra.

Para a petista, o Programa Bahia Sem Fome tem feito um diferencial nos 417 municípios da Bahia, inclusive na capital. Segundo ela, através dos sete eixos- entre eles inclusão social, acessibilidade, renda, abastamentos hídricos e de alimentação – . agrega a vontade política da esquerda, institucional, de organizações e movimentos sociais, e da sociedade civil, de erradicar novamente a fome. “Já foram arrecadadas 900, distribuídas 800 toneladas de alimentos, em centenas de instituições parceiras pelo estado e em Salvador”.

De acordo com a petista, o Programa une competência, compromisso, princípio humanitário, e acima de tudo, princípios democráticos. “Nossa Constituição rege, obriga que o Estado dê acesso digno à alimentação”, declara Marta Rodrigues, citando como exemplo o Banquetaço, atividade que acontece na próxima segunda-feira (23) em sua quinta edição.

“Uma grande mobilização de diversos setores da sociedade civil que tem alertado para a insegurança alimentar no Brasil de diversas formas: através de banquetes públicos e intervenções artísticas nas ruas de capitais de todo o país, fomentando o debate sobre a segurança alimentar e nutricional, colaborando diretamente com a a formulação de políticas públicas”, destacou. Com o tema “Você tem fome de quê?”, o evento acontece na Praça da Piedade, a partir de meio-dia, e deve distribuir alimentos para cerca de 500 pessoas e pela tarde, lanches.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT