X

Com articulação de Solla, Aristides Maltez Filho recebe Medalha pelo Mérito Legislativo

Data de publicação: 06/02/2024

Aos 91 anos e com boa parte da vida dedicada à medicina e à filantropia, o médico Aristides Maltez Filho será condecorado nesta quarta-feira (7) com a Medalha pelo Mérito Legislativo, prêmio concedido pela Câmara Federal.

A indicação foi articulada pelo deputado federal e ex-secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla (PT), que teve o pedido prontamente atendido pela presidência da Casa. A cerimônia de concessão será realizada às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O Dr. Aristides Maltez receberá em Salvador a Medalha do Mérito Legislativo das mãos do próprio deputado Jorge Solla.

A medalha premia pessoas e entidades que tenham prestado um papel relevante para o Poder Legislativo ou para o país, a partir de ação que tenha efeito nacional e de sensibilização da sociedade.

“Esse prêmio é um reconhecimento à sua dedicação integral à defesa da saúde e do significativo trabalho filantrópico feito pelo hospital. É impressionante a sua capacidade de transformar com recursos limitados a vida de milhares de pacientes oncológicos que buscam tratamento no Hospital Aristides Maltez”, disse Solla.

Atual presidente da Liga Bahiana contra o Câncer, Aristides Maltez Filho é diretor do Hospital Aristides Maltez, localizado no bairro de Brotas, em Salvador, que leva o nome do seu pai, o lendário Professor Aristides Maltez. Ele começou a trabalhar no HAM ainda em 1958, quando ingressou também na liga, iniciando como médico plantonista na área de cirurgia ginecológica, até migrar para a parte de gestão.

“Fico feliz de ter contribuído para essa justa homenagem. O tratamento oncológico é um dos mais complexos e com pacientes que demandam muito tempo de internação. O que o Dr. Aristides faz, amparado pelos competentes profissionais do hospital, é realmente admirável e contribui diretamente para desafogar a saúde pública”, acrescentou.

Com um trabalho totalmente filantrópico – sem fins lucrativos – o Hospital Aristides Maltez se tornou uma referência nacional no tratamento oncológico, alcançando o primeiro lugar no Brasil como instituição que mais realiza procedimentos oncológicos.

Somente em 2023, a instituição realizou mais de 9,7 mil cirurgias, 12,9 mil internações, mais de 200 mil consultas e 5 milhões de procedimentos.

O hospital surge a partir da criação da Liga Bahiana Contra o Câncer, em 1936, pelo Professor Aristides Pereira Maltez, para acolher pessoas carentes que necessitavam de atendimento. Em 1939, Aristides foi chamado para fazer uma cirurgia no então governador da Bahia, Landulpho Alves – intervenção que foi bem sucedida.

À época, Aristides recusou o pagamento dos honorários pela cirurgia, mas fez um pedido: que qualquer valor que o governador quisesse pagá-lo, fosse destinado à construção do sonhado Instituto de Câncer da Bahia.

No entanto, antes da sua inauguração, o renomado professor faleceu, em janeiro de 1943. Em sua homenagem, colegas que trabalhavam com o médico, decidiram batizar a unidade de saúde com o seu nome, nascendo assim, no dia 2 de fevereiro de 1943, o Hospital Aristides Maltez.

Restrito a atendimentos 100% SUS, o hospital cresceu ao longo dos anos e hoje possui 225 leitos, sendo um importante Centro de Alta Complexidade em Oncologia da Bahia e no Brasil.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT