X

“Cassação do mandato de Renato de Freitas é racismo”, declara Ademário Costa

Data de publicação: 22/06/2022

O secretário de Combate ao Racismo do PT Bahia (SCRPTBa), Ademário Costa, declarou nesta quarta-feira (22), que a cassação em andamento do mandato do vereador Renato Freitas (PT/PR) é racismo. A primeira votação aconteceu nesta terça-feira (21), na Câmara Municipal de Curitiba, com 25 votos a favor, de um total de 34 parlamentares. A votação em segundo turno está marcada para esta hoje (22) à tarde.

Para Ademário, o processo de cassação de Freitas é uma perseguição racista ao vereador petista e negro, acusado injustamente de quebra de decoro parlamentar, durante um protesto pacífico contra o racismo, realizado na Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Curitiba, em fevereiro de 2022.

“A acusação de quebra de decoro é apenas pano de fundo para calar um mandato negro em uma das cidades mais brancas, de direita e elitista do Brasil. Freitas é um dos vereadores mais atuantes contra o racismo e as desigualdades racial e social. Desde o início do seu mandato, sempre foi perseguido, preso várias vezes, atacado e ameaçado de forma racista e contra sua trajetória política. O objetivo é tirar um jovem negro do poder, calar, ‘matar’ a luta contra o racismo”, afirmou Ademário.

Ainda para Ademário, o que está acontecendo com Renato é um ampla campanha racista de direita encabeçada pelo atual prefeito de Curitiba, Rafael Greca (União Brasil). Caso seja cassado, além perder o mandato, Freitas também perderá os seus direitos políticos, ficando inelegível por oito anos. “A violência racial na política é o principal motivo da perseguição política contra o vereador Renato Freitas. Portanto, é urgente a defesa dos negros na política e o combate a todo ataque racista durante a sua trajetória de luta”, disse.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT