X

Caravana de Direitos Humanos realiza mais de 1,5 mil ações no Sisal, segundo território beneficiado este ano

Data de publicação: 04/09/2023

Milhares de pessoas foram beneficiadas com a Caravana de Direitos Humanos em Serrinha, no Território Sisal. Aproximadamente, 1,5 mil ações, entre atendimentos, serviços, capacitações e oficinas, foram garantidos à população da região, nos dias 28 e 29 (segunda e terça-feira). Sediada no Colégio Rubem Nogueira, a estratégia itinerante, e gratuita, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), beneficiou pessoas em situação de vulnerabilidade social, a exemplo de crianças e adolescentes, pessoas com deficiência, público LGBTQIAPN+, consumidores, pessoas idosas, vítimas de tráfico de pessoas e de trabalho escravo.

No primeiro dia da ação, quase 500 profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, alunas/os e professoras/es participaram de palestras, oficinas e capacitações temáticas sobre Educação e Cultura em Direitos Humanos. No segundo dia (29), os portões do Colégio abriram às 9h para atender a população em geral. As equipes da SJDH e dos parceiros atenderam mais de mil pessoas para emissão de Passe Livre Intermunicipal; RG; Certidão de Nascimento; orientação jurídica; investigação de paternidade; serviços de saúde como aferição de pressão arterial, vacinação, teste de glicemia e de HIV, hepatite C e sífilis, consulta com nutricionista; atendimento do Procon-BA, com reclamações e renegociação de dívidas; do Bolsa Família; da Coelba/Neoenergia; Embasa; e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar; intermediação de mão de obra; retificação de prenome e gênero; além de atendimento multidisciplinar para pessoas LGBTQIAPN+; e distribuição de mudas de plantas.

A integração de serviços em um único local foi um dos principais motivos que levou Jade Andrade, também de Serrinha, a buscar o atendimento na Caravana de Direitos Humanos. De uma vez só, ela conseguiu a retificação de prenome e gênero, emitiu a Certidão de Nascimento e contou com atendimento psicológico pela equipe multidisciplinar do Centro de Proteção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD-LGBT), equipamento da SJDH, que executa a política voltada para o segmento no estado. “Essa ação foi muito eficaz para mim, porque realizei vários procedimentos num único dia e no mesmo lugar. A ação é muito importante para Serrinha, principalmente, para acelerar esses processos”, afirmou Jade Andrade, que se declarou não-binária.

“A Caravana tem o papel de minimizar as demandas reprimidas de determinadas localidades, garantindo serviços e ações de acesso à justiça e promoção da dignidade humana, através da oferta de serviços e das orientações prestadas sobre como acionar esses direitos. É uma ação de interiorização das políticas públicas do Estado que faz toda a diferença na vida das pessoas. Já atendemos os Território ‘Portal do Sertão’ e ‘Sisal’. Até o final do ano, vamos beneficiar também o Sudoeste, Extremo Sul e Recôncavo”, disse Felipe Freitas, secretário de Justiça e Direitos Humanos.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT