X

Câmara de Salvador realiza debate com o tema “Dia Mundial da Água: Fonte de vida para os povos e para a natureza”

Data de publicação: 16/03/2022

Sessão especial reúne movimentos sociais e sociedade civil para alertar a urgência de entender a água como prioridade nas políticas públicas ambientais e como direito essencial à vida

A Câmara Municipal de Salvador irá realizar, na quinta-feira (17), às 14h30, a sessão especial em Homenagem ao Dia da Água: “Fonte de vida para os povos e para a natureza”. Com a participação de movimentos sociais e setores da sociedade civil, o evento vai discutir o momento atual em que se vivencia com a urgência das gestões públicas colocarem a água como prioridade nas políticas ambientais e urbanas e defender o uso sustentável das águas pelas comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhas, fundos e fechos de pasto.

Solicitada pela vereadora Marta Rodrigues (PT), a sessão acontecerá em formato virtual, por meio da plataforma Zoom (ver link abaixo), sendo transmitida pelas redes sociais (www.facebook.com/tveradiocam) e pela TV CAM (Canal 12.3). O objetivo é chamar atenção para o retrocesso que está por vir com os avanços da mercantilização da água, acarretando graves danos para a população e retirando o direito universal e público à agua para a população, principalmente aquela com menor poder aquisitivo.

O coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sindae), Grigorio Rocha, afirma que a sessão também pretende discutir o Marco do Saneamento, lei que cria um tipo de constrangimento aos municípios ao tentar força-los pela privatização da água. “Fundamental este debate de garantir que o saneamento continue público, até porque a privatização resultará em prejuízos imensos para a população e diversos povos. Defendemos a resolução da ONU que declara a agua como bem essencial a vida, como direitos humanos essenciais enquanto de outro lado estão aqueles que querem impor a água como mercadoria, que deve ser cotada como comodittie no mercado internacional e transformada em produto de mercado, e por isso só vai ter acesso a quem puder pagar”, pontua.

Segundo a vereadora Marta Rodrigues, a sessão não é só uma homenagem ao Dia Mundial da Água, mas um debate político que precisa urgentemente estar inserido nas gestões públicas através de projetos, políticas municipais e diálogo com especialistas. “Por isso a importância de acontecer dentro de um espaço institucional como a Câmara Municipal. A gestão da água e de saneamento deve ser público e não pode comprometer o fluxo natural do meio-ambiente como vem ocorrendo de maneira desordenada, pois os resultados são o agravamento de enchentes, deslizamentos de terra, necessidade de encostas, alagamentos. Salvador fica um caos, e no Brasil, estamos vendo diversas tragédias provocadas pelas chuvas e pelo mau tratamento dado à agua e seus mananciais”, declarou.

Já Julliano Ribeiro, diretor do Sindae, explica que Estado deve ser responsável pela preservação e sustentabilidade das bacias hidrográficas para seu uso, fruição e benefício para as atuais e futuras gerações. “Além disso, defendemos que as comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhas, fundo e fecho de pastos devem consentir prévia e livremente sobre o uso sustentável de suas águas na Bahia”, acrescenta.

Para Edmilson Barbosa, diretor de políticas sindicais do Sindae, o debate amplo com a sociedade diante do momento vivenciado e da ameaça que diversos povos terão para acessar a água. “É um tema que deve ser pensado também pelas grandes cidades, onde os principais mananciais estão degradados. Estamos perdendo nossas principais fontes de água potável com o crescimento desordenado das cidades no país e no mundo”, diz Edmilson Barbosa, diretor de políticas sindicais do Sindae.

Os movimentos sociais e setores da sociedade civil alertam ainda para a necessidade de combater o racismo ambiental. “Exemplo nítido são nas cidades, onde bairros com melhor poder aquisitivo dispõe de melhor infraestrutura no saneamento básico e ambiental, mas o que não ocorre nos bairros periféricos. Não adianta investir 700 milhões pra tornar Barra bairro modelo e saber que tem uma região periférica que sequer tem uma coleta de resíduos sólidos”, concluem.

Participe:

Zoom: https://zoom.us/j/81596602947
TV Câmara: Canal 12.3
Facebook: www.facebook.com/tveradiocam
Dia: 17 de março às 14h30 (Quinta-feira)

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT