X

Brasil e Alemanha assinam 19 acordos ambientais com geração de emprego e renda

Data de publicação: 05/12/2023

Na retomada da parceria estratégica Brasil-Alemanha, o presidente Lula e o chanceler alemão, Olaf Scholz, assinaram, nesta segunda-feira (4), em Berlim, uma declaração conjunta de intenções. Por meio do ato, serão realizados projetos que busquem, entre outras medidas, uma transformação ecológica socialmente justa, com iniciativas que gerem emprego e renda no Brasil e ampliem janelas de cooperação entre empresários dos dois países.

A declaração conjunta foi assinada após os dois líderes participarem, junto com os respectivos ministros, da segunda Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível, o mais elevado mecanismo teuto-brasileiro. A única vez em que essa reunião aconteceu foi em 2015. Ao todo, foram assinados 19 acordos em áreas como meio ambiente, mudança do clima, desenvolvimento global, agricultura, bioeconomia, energia, saúde, ciência, tecnologia e inovação.

Em declaração à imprensa, ao lado de Scholz, Lula afirmou que os dois países estão trabalhando para recuperar o dinamismo da parceria. “A reunião de hoje trouxe excelentes resultados e traça um caminho para a nossa cooperação daqui em diante”, disse Lula.

“Adotamos a Parceria para uma Transformação Ecológica e Socialmente Justa. Vamos reforçar a robusta cooperação na área ambiental, que inclui o Fundo Amazônia e muitos outros projetos. Queremos atuar juntos na promoção da industrialização verde, a agricultura de baixo carbono e a bioeconomia”, prosseguiu o presidente.

Lula relatou ter conversado com Scholz sobre as medidas que o governo brasileiro tem tomado para cumprir a meta de zerar o desmatamento até 2030 e combater os ilícitos ambientais. “Este ano, reduzimos o desmatamento na Amazônia em quase 50%”, disse o presidente.

Segundo ele, outro tema tratado com o líder alemão foram as ameaças à democracia e ao Estado de Direito. Nesse contexto, um dos acordos bilaterais firmados foi a Declaração de Intenções Conjunta sobre Integridade da Informação e Combate à Desinformação .

Esse acordo prevê ações de cooperação nas áreas de promoção da integridade da informação, combate à desinformação e defesa das instituições democráticas, além de regulação de serviços digitais e educação midiática. “Concordamos em atuar juntos no enfrentamento de forças antidemocráticas que atuam de forma coordenada internacionalmente e fomentam o extremismo”, afirmou Lula.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT