X

Bicentenário da Independência: Mulheres Insubmissas Protagonistas da Democracia

Data de publicação: 06/03/2023

Secretária de mulheres do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Brisa Moura afirmou que o 8 de março é uma data simbólica para nós mulheres.  “É um dia de mobilização, reflexão, conscientização e muita luta. No entanto, não se encerra nele, devemos seguir organizadas e fortalecendo a luta das mulheres durante todo o ano. Neste mês de março, além do grande ato em Salvador, no dia 8, teremos também agendas organizadas coletivamente entre o PT, PCdoB, PSB, PSD, PSOL, PV e REDE, uma unidade que tem como objetivo avançarmos juntas em políticas públicas e garantia de direitos para nós mulheres baianas. Convidamos cada companheira a se somar em seu município e construirmos uma mobilização no mês de março do tamanho da urgência que temos pela reconstrução do Brasil”, afirmou.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher- 8 de março, no ano oficial do Bicentenário da Independência do Brasil, as mulheres baianas realizam a 5ª. edição da Marcha 8 M Bahia, quarta-feira (8), as 13h, com concentração no Largo da Lapinha indo até o Pelourinho, em Salvador. O percurso escolhido simboliza a trajetória das heroínas das lutas pela Independência da Bahia, como Maria Quitéria, Maria Felipa, Joana Angélica e a Cabocla, homenageadas dessa edição. Com a presença de diversas entidades e grupos de mulheres de Salvador e de alguns municípios baianos, a marcha exalta também a efetiva contribuição feminina nas lutas democráticas contra o fascismo no cenário político brasileiro contemporâneo.

Esse conjunto de organizações de mulheres urbanas e do campo representa trabalhadoras domésticas e da pesca, negras, quilombolas, LGBTQIA+. Composta por 57 entidades que deixa evidente toda essa diversidade que nos une em um só propósito, a defesa de nossas pautas que são urgentes e recorrentes. Com o tema “Bicentenário da Independência da Bahia: Mulheres insubmissas protagonistas da Democracia”, o ato público denuncia a violência do racismo estrutural, do sexismo, do feminicídio, da misoginia, da lesbofobia e de todas as formas de opressão de gênero.

A intenção do coletivo organizador é valorizar a luta das mulheres insubmissas, comprometidas com a defesa da liberdade e com o combate às desigualdades socio-raciais e as opressões seculares impostas às mulheres até a atualidade. No Brasil em 2021 34,6% dos assassinatos de mulheres foram classificados como feminicídios (Anuário Brasileiro de Segurança Pública-2022).

Serviço:
O que: Marcha das Mulheres 8M Bahia
Quando: 08 de março de 2023 às 13h
Onde: Saída Largo da Lapinha até o Pelourinho, Salvador, Bahia
Contatos:
Marta Leiro: 71 98641-0670
Suely Santos: 71 98741-5137

 

Em Salvador, será realizado um calendário de agendas coletivas do dia 8 até 24 de março – além do ato na Lapinha ao Pelourinho, com concentração às 13h (08/03), haverá também Sessão na Câmara Municipal Justiça por Marielle, às 9h (14/03), Sessão na Alba (sujeita a alteração) no dia 16 e alteração) e Sarau, Largo da Dinha, às 18h (24/03).

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT