X

Ato pela Democracia reuniu estudantes e trabalhadores em Salvador

Data de publicação: 11/08/2022

Estudantes, trabalhadores e lideranças políticas participaram nesta quinta-feira, 11, do Ato pela Democracia em Salvador, no Campo Grande, para protestar contra os ataques do presidente da república, Jair Bolsonaro, às urnas eletrônicas, ao sistema eleitoral e às instituições democráticas. As mobilizações, realizadas em várias cidades brasileiras, também marcam o Dia do Estudante, com protestos contra os cortes no orçamento da educação feitos pelo Governo Federal.

“Nós, da juventude do PT Bahia, estaremos na rua sempre. Hoje, ao lado dos estudantes e da classe trabalhadora e de todo o povo que acredita na democracia como única forma de construir uma sociedade que seja efetivamente para todas e todos, ocupamos o centro de Salvador. Neste dia 11 de agosto, data que marca as comemorações e reflexões sobre a realidade dos estudantes brasileiros, em tempos de ameaça à educação pública e corte no orçamento das universidades, nos colocamos em um só grito do Campo Grande à Praça da Sé. Tudo que foi conquistado pelo povo se deu através da luta popular, e por isso estaremos juntos e juntas no Fora Bolsonaro, pois o Brasil tem jeito e a Bahia tem lado”, afirmou o secretário de Juventude do PT Bahia, Nivaldo Millet.

O secretário afirmou ainda que os cortes promovidos por Bolsonaro não se tratam de contenção de despesa. “Na verdade, se trata de um projeto do Governo Federal de privatizar as universidades. Nós sabemos que para além de conseguir chegar na universidade, o jovem, o estudante ainda precisa conseguir estar ali no dia a dia, ter condições de uma alimentação adequada, transporte. Efetivamente, a permanência seja colocada também como uma coisa que tem que acompanhar esse ingresso na universidade. E todos esses cortes ameaçam de forma gigantesca tudo isso, da possibilidade da classe trabalhadora, do pobre, do preto conseguir se formar, conseguir entrar no mercado de trabalho”, destacou Nivaldo, ao defender ainda as eleições de Lula presidente para reconstrução do Brasil e de Jerônimo governador da Bahia para que o estado continue avançando.

Brasil – Os protestos a favor do sistema eleitoral brasileiro foram realizados em pelo menos 23 capitais do país. Durante todo o dia, manifestações ocorreram em dezenas de faculdades de direito, associações e escolas espalhadas pelas regiões do país, em uma ampla mobilização nacional organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central de Movimentos Populares (CMP), universidades, movimentos sociais, sindicatos e colegiados, além de partidos políticos.

Signatário da Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, que já se aproxima de um milhão de adesões, o ex-presidente Lula se manifestou logo cedo em defesa da ordem democrática. “Defender a democracia é defender o direito a uma alimentação de qualidade, a um bom emprego, salário justo, acesso à saúde e educação”, escreveu Lula, pelo Twitter. “Aquilo que o povo brasileiro deveria ter. Nosso país era soberano e respeitado. Precisamos, juntos, recuperá-lo”, assegurou o petista.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT