X

Anúncio da criação do núcleo de análise e inteligência

Data de publicação: 02/03/2023

Nos últimos anos, em nosso país, assistimos a degradação da República, o avanço da miséria e da fome, bem como o avanço de grupos neonazistas; grupos esses que, de forma embrionária, se articulam com organizações criminosas, a exemplo das milícias no Rio de Janeiro. Sabe-se que há fortes indícios que apontam para uma ligação de Jair Bolsonaro e, por conseguinte, do bolsonarismo ou da extrema direita fascista com milícia do Rio de Janeiro, bem como, do avanço do Garimpo ilegal nas terras Yanomami, gerando uma das maiores crises humanitárias do nosso país: o genocídio Yanomami.

Por conseguinte, tivemos o aumento do tráfico de madeira, a devastação das nossas florestas, da biopirataria e do tráfico de armas, graças aos desastrosos decretos armamentistas de Bolsonaro que, além de alijar a Polícia Federal e o Exército da fiscalização de armas e munições, ampliou em muito a capacidade bélica do crime organizado, como é o caso do PCC. Tivemos também a aproximação daquele desgoverno com certo movimento que intitulamos de Agro Bandido, que se beneficiou em muito com a devastação das nossas florestas em especial da Floresta Amazônica.

O Agro responsável defende a manutenção da nossa biodiversidade e sabe que os ativos internacionais são por demais importante para o ciclo do comércio entre os países. O papel do Núcleo de Análise e Inteligência encontra-se, dentre outros, na efetivação da análise em nível estratégico e no mapeamento da movimentação dos grupos bolsonazistas pois estes, tornaram-se elementos de desestabilização nacional e, também, em nível da Segurança Pública, haja vista, o envolvimento com o crime organizado.

As ameaças que pairam desde as jornadas de junho de 2013, e seguem um padrão de guerra psicológica que afetou não só o Brasil como toda América Latina, dentre outros tivemos o Golpe de Estado na Bolívia, lembrando o avanço de grupos de extrema direita e parafraseando a eterna Dra. Adriana Dias, bolsonarismo é nazismo. Essa desestabilização que visava implementar o caos como novo status quo, levaram a espionagem e ao impeachment da presidenta Dilma, a guerra midiática no avanço da Lava Jato com a utilização de agentes públicos e certo aparato do Estado para a prisão do presidente Lula e posterior eleição de Bolsonaro em 2018.

Isso também foi o começo da perseguição política a agentes do Estado, policiais do movimento Policiais Antifascismo sendo espionados pelo aparato de Estado por outros agentes públicos inclusive policiais, demonstrando a degradação da essência da atividade de inteligência e abrindo todas as falhas e, também, demonstrando a falta de interação da área de inteligência, a exemplo da tentativa de golpe de 2023, muito parecido com a invasão do Capitólio nos Estados Unidos em 2021. Lembramos também que a falha de comunicação entre os ativos de inteligência levou a um dos maiores eventos de terror, o atentado às torres gêmeas em 2001 nos Estados Unidos.

Sabemos que houve resistência na área de inteligência em nosso país e que os bons profissionais, assim como alguns que foram iludidos, querem a manutenção da defesa da soberania e precisam ser valorizados. Inteligência não é “arapongagem”. É preciso entender a estrutura de inteligência como forma de defesa da democracia e da soberania nacional. Traidor da Constituição, é traidor da pátria, como já dizia Dr. Ulisses Guimarães. A Desinformação teve papel fundamental na desestabilização em nosso país nos últimos anos, muitas vezes, as narrativas fascistas e contraditórias foram utilizadas como instrumento de manipulação.

“O Núcleo tem como atividade-fim a produção de conhecimento para tomada de decisões assertivas, oportunas e eficazes, que alcancem, efetivamente, os resultados esperados mediante antecipação dos fatos, detecção e neutralização de ameaças. Ainda, promovendo e oferecendo subsídios para a segurança orgânica e preservação da integridade da militância”. Para tanto, estamos desenvolvendo um curso básico de inteligência e contra inteligência e guerra híbrida a ser ofertada a nossa militância. Espera-se, assim, entender e intensificar o conhecimento sobre a temática, para se contrapor aos instrumentos de manipulação e desestabilização, criando, dessa forma, uma cultura de inteligência não apenas para atender o maior partido de esquerda da América Latina, mas também a toda sociedade brasileira. Este é o desafio aceito pelo Núcleo de Análise de Inteligência do PT, sendo necessário para tal, termos pessoas dedicados exclusivamente ao enfrentamento desse desafio.

Viva a Classe Trabalhadora,
Viva o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras.
Feliz Aniversário PT.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT