X

Acervo do PT Bahia será digitalizado pela Fundação Perseu Abramo para preservar e difundir história do partido

Data de publicação: 18/04/2023

O partido dos Trabalhadores da Bahia, por meio da Escola de Formação Zezéu Ribeiro, e o Centro Sérgio Buarque de Holanda, centro de memória da Fundação Perseu Abramo, formaram uma cooperação técnica para digitalizar fotografias e documentos do partido. Os registros vão alimentar o sistema online Siac (Sistema Integrado de Arquivos e Dados do PT), da Perseu Abramo, e será disponibilizado também no site do PT Bahia para pesquisadores, militantes e dirigentes que quiserem acessar os registros históricos do partido. A previsão é que parte do material já esteja disponível até o final de maio.

A cooperação técnica foi formalizada nesta terça-feira, 18, pelo presidente do Diretório Estadual, Éden Valadares, e a diretora da Fundação Perseu Abramo, Elen Coutinho. “Nesses 43 anos do PT no Brasil e na Bahia reunimos registros históricos de nossas lutas, das nossas conquistas, lutas e conquistas estas que também são do povo, da sociedade baiana. Então, para nós do PT Bahia, é motivo de alegria firmar essa cooperação com a Fundação Perseu Abramo e poder compartilhar todo esse acervo da nossa história”, destacou o presidente Éden.

A diretora da Fundação afirmou que preservar e difundir a história do partido é importante para mostrar como a luta dos trabalhadores deu origem à fundação do PT. “Para a gente mostrar para o povo da Bahia que tem luta dos trabalhadores e trabalhadoras desde que esse Brasil foi formado, desde que os portugueses chegaram aqui. Desde esse período a gente tem luta, tem resistência, tem resistência indígena, tem luta e resistência negra, do povo do campo, dos trabalhadores e tudo isso formou o PT. O PT que nasceu de um conjunto de lutas dos sindicalistas, das comunidades eclesiais de base, estudantil, da resistência à ditadura militar”.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT