X
Estrela do PT

Nosso legado

16 ANOS DE REVOLUÇÃO
DEMOCRÁTICA NA BAHIA

Wagner e Rui tiraram a Bahia do passado e cuidaram dos que mais precisam

 

Há quase 16 anos, com a eleição de Jaques Wagner em 2006 e a reeleição de Rui Costa, atual governador, a Bahia vive uma nova era de democracia, diálogo, inclusão, participação social e grandes obras para melhoria da qualidade de vida da população.

A antiga forma de administrar o estado, pautada pelo autoritarismo, sectarismo, exclusão social e desigualdade, deu lugar a uma nova forma de fazer política. Os governos do PT deram voz e vez a todos e todas, criaram territórios de identidade em toda a Bahia e colocaram o povo e os seus direitos no centro do debate e das ações. 

Jaques Wagner deu início a essas transformações a partir de 2007, com a criação de secretarias como a das Mulheres e do Combate ao Racismo, com a promulgação do Estatuto da Desigualdade Racial, e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Foi pioneiro em programas que mudaram a realidade de milhões de baianos, como o Água Para Todos e o Luz para Todos, que levaram água e energia elétrica para regiões onde antes não existiam esses serviços básicos. 

Na primeira gestão, Wagner encontrou a Segurança Pública sucateada pelos governos carlistas e por isso  investiu muito em inteligência integrada, aumentou o efetivo de policiais, entregou novas viaturas, equipamentos de segurança e helicópteros.

Foi também na gestão de Wagner que teve início uma grande revolução na Saúde, com a descentralização dos equipamentos e serviços de saúde, antes muito concentrados em Salvador e nas grandes cidades do interior. Nesse período, foram criados mais de 2.500 postos, 5 novos hospitais e 79 UPAs por toda a Bahia.

Eleito e reeleito no primeiro turno, Wagner passou a condução do estado a Rui Costa, seu ex-secretário da Casa Civil que viria a se tornar, em 2018, o governador mais votado da História da Bahia. “Rui Correria”, como ficou conhecido, deu prosseguimento ao trabalho pavimentado por Wagner e vem fazendo uma gestão reconhecida em todo o país.


Assim como Wagner, uma das principais prioridades de Rui é ampliar e qualificar o acesso à saúde em todo o estado. Por isso, até o final do seu mandato serão entregues 16 hospitais e 26 policlínicas regionais, garantindo atendimento próximo e de qualidade para 100% dos municípios baianos.

Em quase 16 anos de governo, Wagner e Rui investiram mais de R$ 12 bilhões na agricultura familiar, transformando a realidade de milhões de camponeses. Planejaram e executaram grandes obras estruturantes para melhoria da mobilidade urbana, como o metrô, o VLT, a linha Azul e Vermelha, a ponte Ilhéus-Pontal e o novo aeroporto de Ilhéus, dentre outras, além da construção e recuperação de mais de 15 mil quilômetros de estradas.

Os governos petistas também destinaram grandes investimentos para a Educação, com capacitação de professores e construção de mais de 360 novas escolas. Em parceria com os governos Lula e Dilma, foram construídas 21 escolas técnicas, 5 novas universidades federais e mais de 300 mil alunos e alunas foram beneficiados pelo Fies e pelo ProUni. Outro importante marco foi o TOPA, programa que alfabetizou mais de 1,5 milhão de pessoas.

Juntos, Wagner e Rui geraram quase um milhão de empregos com carteira assinada e tiraram 3,5 milhões de baianos da extrema pobreza. Números e conquistas que comprovam que os governos do PT deram início a uma nova Bahia, democrática, plural, participativa e inclusiva. Uma Bahia que se transformou em orgulho para os baianos e em exemplo para o Brasil.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT