X

E-mail: dep.robinsonalmeida@camara.leg.br / ascom.robinsonalmeida@gmail.com
Telefone: (61) 3215-5576 / (71) 99605-4733 (whatsapp)
Site: robinsonalmeida.com.br
Facebook: @robinsonalmeidaoficial
Twitter: @sigarobinson
Instagram: @robinson_almeida

Robinson Almeida (PT) iniciou na militância política ainda durante o movimento estudantil da Escola Técnica Federal da Bahia, período em que se formou no curso de Eletrotécnica e, posteriormente, em Engenharia Elétrica na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Nos anos 80 ingressou no PT, vindo a se tornar um dos principais organizadores do Partido no estado. Direcionou sua trajetória pessoal e práticas profissionais a partir de um compromisso com um projeto de transformações para Bahia e para o Brasil.

A partir da década de 90, atuou como dirigente estadual e nacional do PT, exercendo funções na área de Comunicação. Foi assessor parlamentar na Câmara de Vereadores de Salvador e dos Deputados, em Brasília, ao lado do senador Walter Pinheiro. Em 2007, deixou os bastidores da política, e a convite do governador da Bahia, Jaques Wagner, chefiou a então Assessoria Geral de Comunicação do Estado (Agecom). Foi Secretário de Comunicação da Bahia (Secom), criada em 2011, a qual esteve à frente até o dia 4 de abril de 2014. Concorreu ao cargo de deputado federal e com 64.265 votos ficou como primeiro suplente do PT.

Em 2015, a convite da presidente Dilma Rousseff, Robinson exerceu o cargo de chefe de gabinete da Secretaria-Geral da Presidência da República e na sequência, a mesma função no Ministério do Trabalho e Previdência Social, ao lado do ministro Miguel Rosseto. Com o golpe do impeachment contra a presidente Dilma, Robinson saiu do governo federal. Na sequência, assumiu o mandato de deputado federal em janeiro de 2017. Na oposição ao governo Temer, foi membro da comissão especial da reforma trabalhista e relator da comissão especial de segurança máxima em presídios.

Eleito em outubro de 2018 com 65.295 votos e empossado na Assembleia Legislativa em fevereiro de 2019 para seu primeiro mandato no legislativo estadual, o deputado Robinson Almeida teve atuação destacada na defensa da democracia, de Lula Livre e pelo Fora Bolsonaro. Seu mandato se destacou também na vice-liderança do governador Rui Costa no parlamento, com trabalhos na Região Metropolitana de Salvador, Recôncavo, Feira de Santana, Portal do Sertão e municípios de outros territórios de identidade do estado. Também pautou sua atuação na defesa da cultura, da educação e da comunicação públicas, do desenvolvimento territorial, da agricultura familiar e da segurança pública cidadã. No legislativo, Robinson participou das comissões de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público e Especial de Barragens; Presidiu a Comissão Especial para Regulamentação do Transporte Complementar na Bahia e foi vice presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano.

Em outubro de 2022, Robinson Almeida foi reeleito deputado estadual com o apoio de 59.435 mil baianos. Na campanha eleitoral, teve atuação destacada na defesa das candidaturas de Jerônimo Rodrigues governador e Lula presidente, organizando caminhadas, encontros e atos em defesa da eleição do projeto democrático e popular na Bahia e no Brasil. Na Assembleia Legislativa, em seu novo mandato, seguirá firme na defesa dos trabalhadores, da melhoria da qualidade de vida da população e por uma sociedade mais justa, fraterna e democrática.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT