X

E-mail: dep.joseildoramos@camara.leg.br
Telefone: (61) 3215-9145
Site: joseildo.com
Facebook: deputadojoseildoramos
Twitter: @joseildoramos
Instagram: @joseildoramos

 

Joseildo Ramos é deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e acumula um histórico de luta pelos interesses do povo baiano. Nascido em Alagoinhas, filho de um ferroviário e uma costureira, se tornou engenheiro agrônomo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e seguiu carreira como servidor no Banco do Nordeste. Ingressou na vida pública em 2001, quando foi eleito prefeito e implantou um governo participativo com a ajuda de mais de 35 mil alagoinheses. Enquanto esteve no cargo, Joseildo levou o nome da cidade ao protagonismo nacional após se tornar o primeiro gestor municipal do Brasil a coordenar um plano de saneamento básico, quando apenas metade das casas brasileiras estavam ligadas a uma rede de esgoto.

Ao fim do segundo mandato na prefeitura, atuou no Governo Jaques Wagner, onde se tornou peça importante da gestão, trabalhando ao lado do então secretário de Relações Institucionais Rui Costa. Em 2010, concorreu ao cargo de deputado estadual e conquistou a oportunidade de defender a população no parlamento. Seu trabalho foi reconhecido e o povo lhe confiou novamente o voto para a sua reeleição. Enquanto esteve na Assembleia Legislativa, assumiu a liderança da bancada do PT, esteve à frente da Comissão de Constituição e Justiça por quatro anos; foi relator da CPI da Telefonia; e autor de projetos como o de combate ao trabalho análogo à escravidão no Estado e a revogação da Lei de Privatização da Embasa.

Em 2018, Joseildo foi conduzido à Câmara com o apoio dos baianos. Em Brasília, sempre esteve atento e crítico à atuação do Governo Federal, como na pandemia que tragicamente matou mais de meio milhão de brasileiros. Agiu em favor da vacina e do SUS, do fortalecimento da agricultura familiar, defendeu a importância estratégica da Petrobras para o desenvolvimento nacional e deu sustentação às políticas de direito à cidade e moradia. Ele também combateu as ameaças à democracia, ao pleno acesso ao saneamento básico e ao meio ambiente, tendo se tornado inclusive Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Litoral Brasileiro.

No Congresso, Joseildo tem atuado pelos trabalhadores e menos favorecidos. Fez isso quando apresentou o Projeto de Lei do Direito à Água que garante condições mínimas fundamentais às populações mais vulneráveis, relatou o PL que proíbe o uso de técnicas de arquitetura que afastam de locais públicos a presença de pessoas em situação de rua, votou a favor do piso salarial nacional para profissionais de enfermagem e do auxílio para famílias de baixa renda.

Agora, junto com o governo Lula, ele segue fazendo a diferença, sendo o deputado federal que o povo precisa dentro do parlamento para ajudar o nosso presidente a reconstruir o Brasil.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT