X

Tel: (71) 3565-6107 / (71) 99959-1301 (Whatsapp)

Site: afonsoflorence.com.br
Facebook: afonsoflorence13
Instagram: @afonsoflorence
Twitter:@afonsoflorence

Afonso Bandeira Florence nasceu em Salvador-Bahia em 15 de outubro de 1960. É formado em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e foi professor da Universidade Católica do Salvador. Pertence à corrente Democracia Socialista do Partido dos Trabalhadores (PT).

Tem uma trajetória marcada pelas lutas sociais e construção do PT. Como professor da Rede Pública de Ensino, sempre atuou pelos direitos da categoria e pelo fortalecimento da Educação no Brasil.

Na Bahia, no primeiro mandato do governo Jaques Wagner (PT), foi secretário de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), à frente dos programas ÁGUA PARA TODOS e o CASA DA GENTE que, junto com o MINHA CASA MINHA VIDA, mudaram a vida dos baianos.

Em 2010, foi eleito deputado federal, e indicado pela presidente Dilma Rousseff para compor seu governo como ministro do Desenvolvimento Agrário. Liderou importantes políticas de fortalecimento da agricultura familiar. Foi atuante na elaboração do Plano Brasil Sem Miséria e da Rede Brasil Rural, e implantou a Política Nacional para povos e comunidades tradicionais. Em 14 de março de 2012, deixou o ministério.

Comprometido com a educação pública, gratuita e de qualidade, integra a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos e Universidades Federais. Participou da criação da UFSBA e UFOB. Lutou pela criação das universidades do Nordeste da Bahia, da região de Irecê e do Sudoeste, e foi autor do projeto de criação da Universidade Federal da Chapada, projeto arquivado após o golpe de Temer.

Em 2016, foi o líder do PT contra o golpe que derrubou a presidenta Dilma e esteve à frente da oposição ao governo Temer. E em 2017, em defesa dos direitos do povo brasileiro, votou contra a reforma da previdência e contra a reforma trabalhista. Também tem liderado a luta pela revogação da emenda do teto dos gastos, que limita os investimentos sociais.

Afonso trabalha com o governador Rui Costa (PT) pela Bahia, e tem lutado por mais moradia, saneamento e pelos direitos das comunidades e povos tradicionais. Também foi um dos articuladores na renegociação das dívidas das Micro e Pequenas Empresas e dos Microempreendedores Individuais

Na legislatura de 2014-2018, foi responsável pela extinção do 14º e 15º salários para deputados e senadores. Também conquistou a aprovação do marco regulatório das ONGs, e do piso salarial nacional dos agentes de saúde e endemias. Atuou, ainda, na renegociação das dívidas da agricultura familiar e luta contra a MP 842.

Os dois primeiros mandatos resultaram em importantes conquistas, como as renegociações das dívidas da agricultura familiar e as renegociações da micro e pequena empresa e do microempreendedor individual. Trabalhamos na defesa da escola pública, do ensino fundamental, da educação básica, do ensino médio, do ensino profissional, da alfabetização de adultos, dos institutos federais, das universidades federais e estaduais. E da luta pela sustentabilidade ambiental, da agricultura familiar e do cooperativismo. Muitas conquistas pontuais e, também, conquistas estratégicas.

Reeleito em 2018 com uma votação expressiva, quase o dobro de 2014, representando nas urnas o resultado de um mandato da luta social, da organização popular, da oposição ao impeachment, ao governo Temer e a retirada de direitos. Orientou na eleição do governador da Bahia Rui Costa, dos senadores Jaques Wagner e Coronel Ângelo e na campanha de Haddad para a presidência da república.

Desde 2019, faz forte oposição ao Governo Bolsonaro. Foi vice-líder da Minoria na Câmara. É agora o vice-líder da Oposição na Câmara Federal dos Deputados e membro das Comissões de Finança e Tributação e de Mista de Orçamento. Seu mandato atua ativamente para a defesa da democracia, a defesa dos direitos humanos, dos direitos civis fundamentais, dos direitos dos trabalhadores, dos povos e comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, negros, marisqueiras, pescadores, catadores de recicláveis, da agricultura familiar e dos movimentos de moradia.

Tem compromisso com a defesa da prestação pública de serviços de interesse universal, e a retomada da atividade econômica pós pandemia do COVID-19, a redução das desigualdades sociais, a ampliação da oferta de emprego e do poder aquisitivo dos salários e da renda do trabalho.

Com esses eixos, faz oposição direta ao Governo Bolsonaro, organizando e participando das lutas sociais e das disputas parlamentares e trabalhando para a sustentação política do governo Rui Costa e a reabilitação de um projeto nacional dos trabalhadores e das trabalhadoras para a nação brasileira.

Florence é um dos principais articuladores do PT no debate sobre reforma tributária no Brasil, sobre a economia nacional e a geração de emprego e renda; em defesa do auxílio emergencial de R$ 600; dos direitos das comunidades tradicionais; por direitos trabalhistas de diversas categorias; pela vacinação pelo SUS contra o coronavírus, e diversas outras frentes de lutas.

Sua atuação parlamentar resultou pela 6ª vez consecutiva na indicação de Florence, pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Florence é um dos 15 parlamentares do PT no ranking.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT