X

As eleições municipais e a responsabilidade do PT – Por Osmar Galdino (Jojó)

Data de publicação: 28/02/2024

Vivemos um momento virtuoso no Brasil com a volta da governança do partido dos trabalhadores no Governo federal. Estamos reconstruindo o Brasil, devolvendo a proteção social aos que mais precisam de políticas públicas.

Ganhamos as eleições nacionais e não conseguimos fazer a maioria de congressistas ligados à luta do povo nas duas casas legislativas, obrigando o presidente Lula a fazer composição com setores reacionários que na Bahia votaram em Bolsonaro e ACM Neto.

Ganhamos novamente as eleições estaduais com um nome novo na política estadual: o nosso Governador Jerônimo Rodrigues. Apesar de nunca ter sido antes candidato, já foi provado na luta e têm muita experiência na administração e na política.

As eleições de 2024 no Brasil e na Bahia será extremamente difícil no contexto político que se apresenta. Temos a responsabilidade de construir candidaturas majoritárias competitivas no Brasil e na Bahia para aumentar o número de prefeitos e prefeitas do PT e de vereadores e vereadoras.

Só conseguiremos compor chapas de vereadores e vereadoras competitivas na Federação Brasil da Esperança se formos capazes de apresentarmos nas maiorias das cidades candidaturas majoritárias competitivas que possa aglutinar a maioria da base que elegeu o governador Jerônimo Rodrigues e que possa ganhar os corações e mentes dos baianos e baianas que residem nos 417 municípios do Estado.

Tenho dito em todos os lugares que ando que é legítimo que a base aliada queira se fortalecer aumentando o número de prefeitos e prefeitas, como de vereadores e vereadoras, mas é inadmissível que os dirigentes estaduais, municipais, parlamentares do PT em qualquer lugar do território nacional, trabalhe contra as candidaturas do PT. Cabe as executivas e dirigentes dos partidos da base aliada montar sua estratégia eleitoral, dirigentes do PT e parlamentares nossos tem que construir a estratégia eleitoral do partido dos trabalhadores e trabalhadoras.

As eleições municipais serão ainda em outubro e as convenções partidárias só em final de julho até 15 de agosto. Não é hora de ter pressa para firmar apoios onde a decisão ainda não está madura e onde, principalmente, tem divergência interna. É hora de fortalecer o PT e a Federação Brasil da Esperança, as coligações partidárias e decisões finais se darão no período das convenções

Termino conclamando os dirigentes estaduais e municipais do PT a se preparar para o período inicial das janelas partidária onde tem muita mudança de parlamentares de mandato para os partidos e o fim do período de filiações partidárias que termina no dia 06 de Abril.

Tenho a plena certeza que, se nos organizarmos bem, se fizermos as disputas de programas que devemos fazer nas cidades, tenho certeza que venceremos mais está eleições, seja nas grandes, médias e pequenas cidades.

É bom cada militante, dirigente e parlamentar colocar na sua cabeça: não é obrigado o PT lançar candidaturas majoritárias em todos os municípios, mas também não é proibido o PT lançar candidaturas competitivas nas cidades.

Somos o partido que tem mais responsabilidade com o projeto Nacional e Estadual, mas partido é partido e governo é governo.

Quem decide quem será os candidatos e candidatas são os partidos, quem decide quem vai governar são os eleitores.

Viva longa ao maior partido da América Latina o partido dos trabalhadores e das trabalhadoras! Parabéns pelos seus 44 anos de história e luta!

Osmar Galdino (Jojó) e dirigente Estadual do PT da Bahia.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT