X

2022: reconstruir o Brasil e seguir mudando a Bahia

Data de publicação: 11/01/2022

Por Éden Valadares e Tássio Brito

No dia 03 de dezembro, a Comissão Executiva do PT Bahia deu desdobramentos ao que fora aprovado pelo nosso Diretório Estadual, elaborando e aprovando um calendário de lutas e de organização do partido desde janeiro de 2022 até as convenções partidárias – inicialmente previstas para o mês de julho. Não se trata apenas de preparar o PT para a disputa eleitoral; trata-se, sobretudo, de construir unidade para incidir na conjuntura, articulando nossa militância, dirigentes, lideranças, partidos aliados e forças vivas da sociedade para derrotar Bolsonaro, a tentativa de ressurgimento do carlismo na Bahia e retirar o Brasil da maior crise da sua história.

A combinação do neoliberalismo fracassado com o negacionismo científico do atual governo federal, resultou na retirada de direitos da classe trabalhadora e no desmonte das principais conquistas sociais da sociedade brasileira, por um lado; e de outro, na volta da fome, da carestia, da inflação já na casa dos dois dígitos, do desemprego em alta e da tragédia das mais de 600 mil vidas perdidas no Brasil para a COVID-19.

O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras terá papel decisivo na reconstrução do nosso país, com a eleição do Presidente Lula, e do aprofundamento do projeto mudancista na Bahia, com a reeleição do companheiro Jaques Wagner ao Governo do Estado. Temos o desafio de estreitar nossas históricas relações com os movimentos sociais e organizações populares, renovar nossa aliança estratégica com os partidos da base, atualizar nosso Programa Partidário para subsidiar um novo e atual Programa de Governo e preparar chapas competitivas para a disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados – conforme resolução do Diretório: priorizando “nossos compromissos com as questões de gênero, racial e setoriais, sem perder de vista os importantes aspectos regionais e territoriais, abarcando a diversidade política e social da nossa base”.

Iniciaremos esse processo no próximo dia 11 de janeiro, com a posse dos secretários, secretárias, coordenações e coletivos setoriais estaduais do PT Bahia. No dia 13 (sempre dá sorte), realizaremos o primeiro Encontro Territorial, em uma caravana que percorrerá os 27 TI´s entre janeiro e março e que cumprirá múltiplos objetivos, da fundamental elaboração programática do NEPP (Núcleo Estadual de Políticas Públicas), passando pela agenda da Formação Política (Nova Primavera) e da identificação e consolidação das candidaturas proporcionais, através do Grupo de Trabalho e Articulação (GTA). Entre o final de março e começo de abril acompanharemos o fim da janela de filiação partidária e promoveremos nosso Encontro Estadual de Tática Eleitoral, ato contínuo, iniciaremos o processo do PGP (Programa de Governo Participativo), instrumento de iniciativa do PT Bahia já consagrado desde as eleições de 2014 e 2018.

Com muito diálogo e transparência. Com firmeza na estratégia e flexibilidade tática. Com maturidade mas com a disposição de luta renovada, o PT Bahia vem dialogando dentro da direção estadual, com os diretórios municipais, nossa base militante, bancadas, governador e senador para consolidar nosso planejamento, organizar o calendário e refirmar o papel dirigente e protagonista do nosso partido.

2022 será inevitavelmente um ano histórico. E nós nunca nos esquivamos do chamamento da História. Essa é uma marca inequívoca do PT, da classe trabalhadora e do povo brasileiro. Não fugimos à luta. Longe disso. Fazemos desses momentos possibilidades de conquistas, avanços, novos passos pela geração de oportunidades e direitos para todos e todas.

Éden Valadares é presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia;
Tássio Brito é secretário de Finanças do Partido dos Trabalhadores da Bahia.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT