RESOLUÇÃO POLÍTICA DA EXECUTIVA ESTADUAL DO PT BAHIA
Nas ruas pela soberania, contra os privilégios e pelas pautas do povo
A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores da Bahia, reunida em 22 de setembro de 2025, aprova a seguinte resolução:
O povo brasileiro foi às ruas neste domingo em uma resposta contundente àqueles que buscam ampliar privilégios e promover anistia aos responsáveis pela tentativa de assassinato do presidente Lula, do vice-presidente Alckmin e do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, bem como pela tentativa de golpe de Estado em nosso país.
Na Bahia, diversas cidades realizaram atos que fortaleceram a defesa da democracia e exigiram que o Congresso Nacional se debruce sobre pautas que efetivamente melhorem a vida do povo brasileiro. Em Salvador, a mobilização ganhou um simbolismo ainda mais forte com a presença de artistas como Daniela Mercury, Wagner Moura, Baco Exu do Blues e Veko Araújo, que trouxe a força do Alá de Oxalá do
Cortejo Afro para a luta democrática. A participação de artistas, intelectuais e trabalhadores da cultura demonstra a importância estratégica da arte e da cultura na construção de mobilizações populares e na defesa da democracia.
As manifestações expressam o acúmulo de forças que o campo progressista vem construindo desde que assumimos uma postura mais combativa em defesa dos interesses do povo brasileiro, do nosso país e das nossas bandeiras históricas. Essa jornada de mobilizações, iniciada com a defesa da soberania nacional, reafirmada na condenação dos golpistas e que agora se ergue contra a anistia e contra a chamada PEC da impunidade, é a demonstração de que o povo está disposto a defender a democracia e conquistar novos direitos.
O PT da Bahia repudia a chamada PEC da Bandidagem e denuncia a inadmissível anistia aos que atentaram contra a democracia em 8 de janeiro. Não há legitimidade social para qualquer tentativa de salvo-conduto a crimes de parlamentares. Não há, e não haverá, salvo-conduto para quem atentou contra a democracia.
Nesse sentido, ganha ainda mais relevância o discurso do presidente Lula na Assembleia Geral da ONU, realizado nesta terça-feira, no qual reafirmou a defesa da paz, da soberania dos povos, do combate às desigualdades e da urgência de uma nova governança global mais justa e solidária. A voz do Brasil no mundo ecoa os anseios do nosso povo por dignidade, democracia e justiça social.
É fundamental manter a sociedade mobilizada e consciente. Para isso, torna-se necessário ampliar o debate e incidir na luta por conquistas concretas, como a aprovação do fim da jornada de trabalho 6 por 1 sem redução salarial e da política de justiça tributária apresentada pelo governo Lula, garantindo isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e taxação dos BBB.
O Partido dos Trabalhadores da Bahia seguirá em marcha. Orientamos nossa militância, diretórios municipais e setoriais a manterem-se em estado de mobilização permanente para defender o Brasil, a soberania nacional, a democracia e os interesses do povo brasileiro. Nesse sentido, definimos como tarefas imediatas da militância petista:
- Mobilizar ativamente para a votação no Plebiscito Popular até o dia 12 de outubro, em toda a Bahia, fortalecendo a organização e a participação popular.
- Atuar na articulação da Frente Brasil Popular em unidade com a Frente Povo Sem Medo, garantindo a continuidade da mobilização em todo o nosso estado dessas pautas estratégicas para o povo brasileiro e baiano.
E ainda orienta:
As bancadas legislativas do PT nos níveis municipal, estadual e nacional a defenderem publicamente essas pautas, promoverem discursos nas tribunas e ampliarem a visibilidade das lutas do povo, registrando e marcando o PT Bahia como protagonista nessas batalhas.
Salvador, 22/09/2025
Executiva Estadual do PT Bahia







