Julgamento de Bolsonaro mobiliza sociedade, e petistas defendem condenação do ex-capitão

Brasil reescreve sua história ao julgar primeiro ex-presidente por tentativa de golpe de Estado
Parlamentares da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados usam seus perfis nas redes sociais para divulgar o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro que começa amanhã, terça-feira (2/9), no Supremo Tribunal Federal (STF). O réu responderá por alguns crimes, dentre ele a tentativa de golpe de Estado, tramado após perder as eleições para o Presidente democraticamente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2022.
O líder do PT na Casa, Lindbergh farias (PT-RJ), manifestou seu contentamento com o julgamento e defendeu a soberania brasileira. “Tenho orgulho do Brasil, orgulho da nossa democracia. Estamos na semana do julgamento de Bolsonaro e o que fica claro é que o Brasil não é colônia de ninguém. Nem Trump, nem a família Bolsonaro, nem golpistas internos vão dobrar o nosso país”, pontuou o deputado.
Fato histórico
Mais de dois anos decorridos desde 8 de janeiro de 2023, o STF se prepara para um julgamento sem precedentes. Pela primeira vez desde a redemocratização, um ex-presidente da República e generais do Exército podem acabar atrás das grades, acusados de atentar contra o Estado Democrático de Direito no Brasil. O ‘núcleo crucial’ da tentativa de golpe – Bolsonaro, Braga Netto, Augusto Heleno, Anderson Torres, Paulo Sérgio Nogueira, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, Alexandre Ramagem e Mauro Cid – vão acertar as contas com a Justiça nos próximos dias 2,3,9,10 e 12 de setembro.
Quadrilha do Golpe
No julgamento, além de Bolsonaro, outros 7 réus também serão julgados pela trama golpista. O grupo faz parte do núcleo crucial da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).Autorizado pelo STF, o julgamento será transmitido em tempo real e poderá ser acompanhado pelo canal do PT na Câmara no Youtube, assim como na TvPT, Rádio PT e redes sociais do partido.
Nos dias 2,9 e 12, as sessões serão realizadas no período da manhã e da tarde, com pausa para o almoço. Nos dias 3 e 10, o julgamento ocorrerá somente pela manhã.
Saiba os horários das sessões:
- 02/09 – o9h-19h
- 03/09 – 09h-12h
- 09/09 – 09h – 19h
- 10/09 – 9h-12h
- 12/09 – 09h-19h







