X

PT apoia plebiscito popular por um Brasil mais justo

Data de publicação: 17/07/2025

Iniciativa defende o fim da escala 6×1, redução da jornada de trabalho sem redução salarial e a tributação dos super-ricos

Parlamentares da Bancada do PT participaram, nesta terça-feira (16/7), do evento de lançamento do Plebiscito Popular – por um Brasil Mais Justo, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. A iniciativa defende a taxação dos super-ricos, redução da jornada de trabalho sem redução de salário e o fim da escala 6×1. O ato reuniu entidades sindicais, movimentos sociais e lideranças políticas comprometidas com o fortalecimento da democracia participativa no país. A consulta popular já recebeu 500 mil votos até o momento.

O senador e atual presidente Nacional do PT, Humberto Costa (PT-PE), afirmou que o partido está engajado nessa luta: “O PT vai participar decisivamente deste plebiscito e isso será mais um passo importante para que, no ano que vem, a gente entre, definitivamente, a extrema direita”.

O líder do PT, deputado  Lindbergh Farias (RJ ) , também esteve presente no ato e reforçou a luta da Bancada do PT pelo fim da escala 6×1. Ele citou as propostas que tramitam na Casa sobre o tema, de autoria de parlamentares do PT e do PSol, e que uma tramitação mais rápida da proposta poderia acontecer por meio de um projeto de governo com urgência constitucional. “Então, nós, da Bancada do PT, sugerimos que o Governo do Presidente Lula mandasse para o Congresso um projeto de lei, com urgência constitucional, propondo o fim da escala 6 × 1. Com essa urgência, a proposição tem a obrigações de ser votada em 45 dias”, explicou.

Defesa da Soberania e do Governo Lula

O deputado  Rui Falcão (PT-SP)  defendeu a postura de enfrentamento do Governo Lula na luta pela justiça social e falou da importância da soberania popular. “A soberania não é só a defesa das fronteiras, não é só a questão comercial. A soberania mais forte que temos que defender é a soberania popular não só do voto, mas da participação”.

A deputada  Erika Kokay (PT-DF)  defendeu o fim da jornada 6×1 “porque há vida além do trabalho”. Ela enfatizou que os super-ricos têm que pagar, “porque não tem sentido quem mora na cobertura não contribui com o condomínio”.

A votação do Plebiscito Popular vai até setembro de 2025. Mais informações estão disponíveis no site:  https://plebiscitopopular.org.br/ .

Do PT na Câmara

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT