X

E-mail: dep.valmirassuncao@camara.leg.br
Tel: (61) 3215-5739
Facebook: @depvalmir
Twitter: @depvalmir
Instagram: @depvalmir

O deputado federal Valmir Assunção chega para seu quarto mandato com experiência e força dos movimentos sociais, sindicais, quilombolas, indígenas e povos tradicionais, mulheres, negros, comunidades LGBTQIA+, Sem Terra, e em defesa ampla da classe trabalhadora. Natural do distrito de Nova Alegria, em Itamaraju, Assunção se destaca por ser um dos políticos mais experientes do Partido dos Trabalhadores (PT), sigla da qual faz parte desde o começo da vida pública. Sua atuação por direitos foi indispensável durante a crise sanitária causada pela Covid-19, com emendas para o setor de saúde.

Valmir será essencial para a reconstrução do Brasil após vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente. A caminhada do petista contra o racismo e a intolerância, contra o genocídio do povo negro e Sem Terra faz dele uma referência na batalha por direitos humanos e o aproxima mais da luta por terra e por qualidade de vida. Começou a vida de militante na Igreja Católica e atuou na fundação do Movimento Sem Terra (MST) na Bahia, sendo protagonista na primeira ocupação no estado. Também foi o primeiro negro nordestino a integrar a direção nacional do MST.

Assunção assumiu o mandato pela primeira vez em 4 de janeiro de 2005, como deputado estadual, e foi autor do projeto de lei que criou o Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa. Foi logo convidado pelo governador Jaques Wagner para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), uma das mais essenciais pastas do governo. À frente da pasta, recebeu prêmios nacionais, como o ‘Josué de Castro’, e ajudou os governos Wagner e Lula a fazerem da Bahia o estado que mais reduziu as desigualdades sociais do país.

No parlamento federal, Valmir é autor de projetos importantes, a exemplo da luta para modificar lei e vedar homenagens a escravocratas, racistas, fascistas e nazistas. É também de Valmir a autoria do projeto que trata da continuidade da Lei das Cotas, somado a proposta da Bolsa Permanência aos estudantes cotistas e da formação de um Conselho com participação social para a avaliação permanente da política.

Valmir foi fundamental para a articulação e aprovação da Lei Aldir Blanc e da Lei Assis Carvalho, projetos que beneficiam o setor da Cultura e trabalhadores rurais, respectivamente. Foi através de projetos de lei de Valmir que o nome do líder das Ligas Camponesas, João Pedro Teixeira, foi inscrito no livro Heróis da Pátria. A partir de sua eleição e atuação, sempre em sintonia com os governos Lula e Dilma, Valmir se configura como um dos deputados de maior expressão no Congresso Nacional. Nunca vacilou na defesa de todos os segmentos da luta social que atuam pela construção de uma Bahia e de um Brasil justos.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT