X

Lula prega “nova ordem internacional justa” em evento de países do Sul Global

Data de publicação: 17/11/2023

Ao discursar, nesta sexta-feira (17), na Segunda Cúpula Virtual Vozes do Sul Global, organizada pelo governo da Índia, Lula afirmou que as instituições internacionais vivem uma crise de efetividade e credibilidade, não sendo capazes de evitar tragédias humanitárias, como as guerras, a fome e as consequências das mudanças climáticas.

Em seu discurso, o presidente avaliou que é preciso “resgatar a confiança no multilateralismo”, o que só ocorrerá por meio de uma “nova ordem internacional justa”, na qual todos os povos tenham voz.

“As tragédias humanitárias a que estamos assistindo evidenciam a falência das instituições internacionais. Por não refletirem a realidade atual, elas perderam efetividade e credibilidade. Em seu mandato no Conselho de Segurança da ONU, o Brasil tem trabalhado incansavelmente pela paz. Mas as soluções são reiteradamente frustradas pelo direito de veto”, lembrou Lula, referindo-se aos esforços de seu governo em relação à guerra entre Israel e Hamas.

Em seguida, acrescentou: “Precisamos resgatar a confiança no multilateralismo. Precisamos recuperar nossas melhores tradições humanistas. Nada justifica que as principais vítimas dos conflitos sejam mulheres e crianças. É preciso restituir a primazia do direito internacional, inclusive o humanitário, que valha igualmente para todos, sem padrões duplos ou medidas unilaterais”.

Para o presidente, esse objetivo só será alcançado com a união dos países do Sul Global, que não precisam antagonizar com as nações do Norte. “Como Sul Global, nossa intenção não é – e não deve ser – antagonizar o chamado Norte. Mas uma ordem internacional justa exige que todos tenhamos voz. E falaremos mais alto se falarmos juntos”, argumentou.

Pouco antes, o presidente lembrou que, em dezembro, o Brasil assumirá a presidência do G20, quando aproveitará para “lançar luz sobre as necessidades do Sul Global”. “Dedicaremos forças-tarefas especiais ao combate à fome e ao enfrentamento da mudança do clima, as duas maiores urgências do nosso tempo”, antecipou.

A cúpula

Lula participou da cúpula a convite do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, anfitrião do evento. A iniciativa juntou 125 países do mundo, para trocar impressões sobre suas prioridades, desafios e soluções, a partir da perspectiva do mundo em desenvolvimento.

O presidente Lula foi o segundo chefe de Estado a discursar, logo após o primeiro ministro da Índia, na condição de próximo presidente do G20. Nessa sessão de encerramento, falaram os chefes de Estado e Governo de Bahrein, Egito, Guiana, Jamaica, Malawi, Moçambique, Nepal, Sérvia e Trinidad e Tobago.

Da Redação, com Palácio do Planalto

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT